dc.contributor.advisor | Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Letícia Molina | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T19:01:10Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T19:01:10Z | |
dc.date.issued | 2016-02-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16024 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de adolescentes sobre o esporte. Justifica-se como etapa de um projeto maior de proposição de enquadre diferenciado, a ser utilizado em contextos institucionais, que toma o esporte como mediação brincante. Organiza-se metodologicamente ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em entrevista psicológica coletiva de que participaram dezenove adolescentes, que frequentam uma ONG dedicada à profissionalização de adolescentes pertencentes a famílias de baixa renda. Esta entrevista registrou-se por meio de narrativa transferencial, que abrange interações, ocorrências e impressões subjetivas da pesquisadora. A consideração do conjunto do material à luz do método psicanalítico permite a produção interpretativa de quatro campos de sentido afetivo-emocional: “Esporte é sucesso”, “Esporte é coragem”, “Esporte é saúde” e “Esporte é perigo”. O quadro geral indica que predomina uma visão favorável, ainda que utilitária, sobre a atividade esportiva, o que não desaconselha a proposição de seu uso na clínica psicológica. | |
dc.description.abstract | This research aims at investigating the collective imaginary of teenagers on sport. It is justified as part of a larger project, which aims at proposing a differentiated setting to be used in institutional contexts and which has sport as playful mediation. It is methodologically organized around the use of the Themed Drawing-Stories Procedure in a collective psychological interview with nineteen teenagers who attend a NGO dedicated to professionalizing teenagers from lowincome families. This interview was registered through a transferential narrative encompassing interactions, happenings, and the researcher’s subjective impressions. Considering the production under the psychoanalytical method allows for the creation of four affective-emotional meaning fields: “Sport is success”, “Sport is courage”, “Sport is healthy” and “Sport is dangerous”. The overall picture indicates the predominance of a favorable, though utilitarian, view on sport, which does not disfavor its use in psychological clinic. | |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | adolescentes | |
dc.subject | imaginário coletivo | |
dc.subject | esporte | |
dc.subject | método psicanalítico | |
dc.subject | enquadre diferenciado | |
dc.subject | teenagers | |
dc.subject | collective imaginary | |
dc.subject | sport | |
dc.subject | psychoanalytical method | |
dc.subject | non-convencional clinical setting | |
dc.title | O imaginário de adolescentes sobre o esporte: um estudo psicanalítico | |
dc.title.alternative | Teenager’s imaginary on sport: A psychoanalytical study | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 1341424573290889 | |
puc.advisorLattes | 4670585523085617 | |
puc.referee | Granato, Tania Mara Marques | |
puc.referee | Rieminscheider, Fábio | |
puc.refereeLattes | 0103267726544713 | |
puc.center | CCV – Centro de Ciências da Vida | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | |