Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.authorRodrigues, Letícia Molina
dc.date.accessioned2022-02-16T19:01:10Z
dc.date.available2022-02-16T19:01:10Z
dc.date.issued2016-02-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16024
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de adolescentes sobre o esporte. Justifica-se como etapa de um projeto maior de proposição de enquadre diferenciado, a ser utilizado em contextos institucionais, que toma o esporte como mediação brincante. Organiza-se metodologicamente ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em entrevista psicológica coletiva de que participaram dezenove adolescentes, que frequentam uma ONG dedicada à profissionalização de adolescentes pertencentes a famílias de baixa renda. Esta entrevista registrou-se por meio de narrativa transferencial, que abrange interações, ocorrências e impressões subjetivas da pesquisadora. A consideração do conjunto do material à luz do método psicanalítico permite a produção interpretativa de quatro campos de sentido afetivo-emocional: “Esporte é sucesso”, “Esporte é coragem”, “Esporte é saúde” e “Esporte é perigo”. O quadro geral indica que predomina uma visão favorável, ainda que utilitária, sobre a atividade esportiva, o que não desaconselha a proposição de seu uso na clínica psicológica.
dc.description.abstractThis research aims at investigating the collective imaginary of teenagers on sport. It is justified as part of a larger project, which aims at proposing a differentiated setting to be used in institutional contexts and which has sport as playful mediation. It is methodologically organized around the use of the Themed Drawing-Stories Procedure in a collective psychological interview with nineteen teenagers who attend a NGO dedicated to professionalizing teenagers from lowincome families. This interview was registered through a transferential narrative encompassing interactions, happenings, and the researcher’s subjective impressions. Considering the production under the psychoanalytical method allows for the creation of four affective-emotional meaning fields: “Sport is success”, “Sport is courage”, “Sport is healthy” and “Sport is dangerous”. The overall picture indicates the predominance of a favorable, though utilitarian, view on sport, which does not disfavor its use in psychological clinic.
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectadolescentes
dc.subjectimaginário coletivo
dc.subjectesporte
dc.subjectmétodo psicanalítico
dc.subjectenquadre diferenciado
dc.subjectteenagers
dc.subjectcollective imaginary
dc.subjectsport
dc.subjectpsychoanalytical method
dc.subjectnon-convencional clinical setting
dc.titleO imaginário de adolescentes sobre o esporte: um estudo psicanalítico
dc.title.alternativeTeenager’s imaginary on sport: A psychoanalytical study
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1341424573290889
puc.advisorLattes4670585523085617
puc.refereeGranato, Tania Mara Marques
puc.refereeRieminscheider, Fábio
puc.refereeLattes0103267726544713
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples