A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
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The indifference of high school students by the school knowledge: reflections from a psychologist from the Cultural-Historical perspectiveAutor
Oliveira, Cássio Rodrigo de
Orientador
Souza, Vera Lucia Trevisan deData de publicação
07/02/2017Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Adota-se como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial, os conceitos de Vigotski. Como procedimentos de construção das informações foram utilizadas observações registradas em diários de campo de aulas regulares; conversas com a equipe gestora e com os professores; encontros com os estudantes mediados por atividades artísticas; entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os pais e/ou responsáveis. Os resultados indicam que a escola e seus conteúdos estão distantes de promover o interesse dos estudantes, justamente por não haver espaços em que significados sejam negociados e que novos sentidos sobre o papel da escola em suas vidas possam ser configurados. The objective of this research is to understand the meaning of indifference to school, for the first years of high school, a public school, a city in the State of São Paulo in Brazil. Adopts as theoretical-methodological cultural-historical psychology, in particular, the concepts of Vigotski. Construction of information procedures were used observations recorded in regular classes field journals; conversations with the team manager and with teachers; meetings with students mediated by artistic activities; semi-structured interviews with students and with parents and/or guardians. The results indicate that the school and its contents are far from promoting the interests of students, just because there are no spaces in which meanings are negotiated and what new directions about the role of the school in their lives can be configured.
Palavras-chave
Indiferença na escolaEnsino médio noturno
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar
Indifference in school
High school
Cultural-Historical Psychology
Educational Psychology