A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
Abrir arquivo
Título alternativo
The experience of psychologists in health multiprofessional residencyAutor
Orientador
Cury, Vera EnglerData de publicação
14/12/2016Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetivou compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que vivenciaram, recentemente, a formação profissional num curso de especialização em caráter de residência multiprofissional em redes de atenção à saúde. Consistiu em pesquisa qualitativa de caráter exploratório com inspiração na fenomenologia proposta pelo filósofo Edmund Husserl e fundamentada na perspectiva psicológica da Abordagem Centrada na Pessoa. Foram realizados encontros dialógicos entre a pesquisadora e seis participantes de três programas de residência multiprofissional de um município do interior do estado de São Paulo. Por meio da atitude empática da pesquisadora, cada encontro consistiu em campo fenomenológico experiencial que contribuiu para o desvelamento dos elementos subjetivos da experiência das participantes. A análise dos encontros foi realizada a partir da construção de narrativas compreensivas e de uma narrativa síntese que reuniu os elementos que compõem a estrutura essencial do fenômeno em estudo. Revelou-se que a dinâmica de dedicação total do profissional à residência leva-o a uma imersão nos contextos de atuação que desafia seus limites, gerando sofrimento e cansaço, mas também satisfação quando consegue superar os desafios e reconhecer suas capacidades. Essa realidade torna-se propiciadora de transformação pessoal e profissional a partir de aprendizagem significativa que promove crescimento. A experiência das participantes revelou um processo de apropriação singular da profissão pela via da participação em equipe multiprofissional da saúde. A prática da atenção psicológica desenvolve-se vinculada ao compromisso com a integralidade no cuidado disponibilizado em contextos diversos. Na tentativa de atender às demandas complexas que surgem cotidianamente, são desenvolvidas distintas modalidades de atenção psicológica. As participantes identificam o hospital como lugar de excelência para o exercício do trabalho do psicólogo na área da saúde, demonstrando afinidade com o modelo médico que privilegia ações de cuidado pautadas em subespecialidades. A tensão entre as estratégias de ensino e de serviço atravessaram a experiência das participantes de modo significativo, interferindo na possibilidade de uma visão integradora sobre a relação entre a universidade e o sistema de saúde no atendimento à população vulnerável. Conclui-se que o caráter compreensivo desse estudo possibilitou desvelar elementos significativos do processo de formação em serviço que estimulam reflexões sobre suas potencialidades e limitações.
This research aimed to understand from a phenomenological stand point the experience of psychologists who recently went through a multiprofessional residency course in the healthcare system. It is a qualitative and exploratory investigation inspired in Edmund Husserl’s phenomenology and based on the Person Centered Approach’s psychological perspective. The researcher held dialogical encounters with six participants who attended three different Multiprofessional Residency Programs in the interior of São Paulo state. Through the researcher’s empathic attitude, each encounter became a phenomenological experiential field that contributed to the development of the subjective elements of the participant’s experience. The encounters were analyzed through the construction of comprehensive narratives as well as a synthesis narrative that brought together the essential structural elements of the phenomenon. These revealed that the professionals’ scheme of total dedication to the residency in their field of action challenges their limits, generating suffering and exhaustion, as well as satisfaction when they are able to overcome the challenges and recognize their capacities. This reality enables personal and professional growth stemming from meaningful learning, promoting human growth. The participant’s experience portrays a reassessment of psychologist’s particular way of integrating a multiprofessional health team. The practice of psychological attention is developed in relationship with a sense of responsibility toward an integrated care promoted in several contexts. As the participants attempt to handle all the complex demands which arise daily, several distinct kinds of psychological attention have been developed. The participants identified the hospital as the place of excellence for the health psychologist to work, manifesting certain affinities with the medical model that privileges care based on sub-specialties. The tension between teaching strategies and health service passes through their experience, in a significant way, interfering in the possibility of an integrated vision about the relationship between university and health system to serve the vulnerable population. It is concluded that the comprehensive nature of this research study made it possible to reveal significant elements of the inservice training process that stimulate reflections about its potentialities and limitations.
Palavras-chave
Vivências de psicólogosFormação de psicólogo
Atenção à saúde
Residência multiprofissional em saúde
Fenomenologia
Psychologist’s lived experience
Psychologist’s in-service training
Healthcare
Health multiprofessional residency
Phenomenology