dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lucia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Arinelli, Guilherme Siqueira | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T19:01:34Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T19:01:34Z | |
dc.date.issued | 2017-12-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16035 | |
dc.description.abstract | Ao assumir a Psicologia Histórico-Cultural como base teórico-metodológica, compreendemos que a orientação profissional é um processo de promoção de desenvolvimento e não um fim, enquanto lugar a se chegar. Com essa compreensão, o presente estudo norteia-se pela seguinte pergunta: que estratégias o psicólogo pode utilizar na escola para contribuir com a reflexão dos jovens sobre futuro, trabalho e profissão? Assim, buscou-se investigar o potencial de ações do psicólogo na escola que se constituem como promotoras de reflexões sobre o mundo do trabalho e o futuro. Esta pesquisa-intervenção foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma grande cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: filmes, fotografias, pinturas, músicas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelam que as interações entre o psicólogo, a professora e os adolescentes, refletindo sobre as relações cotidianas presentes no espaço da escola pública, impactam na constituição do interesse e da participação dos alunos em suas atividades. A concepção de trabalho, para os jovens dessa pesquisa, esteve diretamente associada a uma visão pragmática, sobressaltando o esforço individual em detrimento do coletivo. Portanto, concluímos que o interesse não é adquirido, mas se desenvolve nas interações mediadas por elementos como a curiosidade, aproximação, disponibilidade, respeito, implicação e reconhecimento. O uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se como potente instrumento de ação do psicólogo, capaz de produzir reflexões que resultam na ampliação da consciência. | |
dc.description.abstract | Assuming Vygotsky’s Cultural Historical Theory as the theoretical-methodological basis we comprehend counseling psychology as a process of promoting development rather than an end, as a place to reach. The present study is guided by the following question: what strategies can the psychologist use at school to contribute to the reflection of young people about future, work, and profession? We sought to investigate the potential of actions from psychologists in school that promote reflections about work and future. This intervention research was developed with students from the first year of high-school in a public state school, located on the outskirts of a large city in the interior of São Paulo. We organized weekly meetings that involved the appreciation and production of different artistic material, such as: films, photographs, paintings, drawings, and others; and, workshops with professionals who worked in areas chosen by students. The results reveal that the interaction among the psychologist, the teacher, and the adolescents, reflecting on the daily relations present in the public school space, impact on the constitution of the interest and participation of students in their activities. The conception of work for the youngsters of this research was directly associated with a pragmatic vision, which undermines the individual effort to the detriment of the collective. Therefore, we conclude that interest in not acquired but develops in interactions mediated by elements such as curiosity, approximation, availability, respect, implication, and recognition. The use of artistic expressions has proved to be a powerful instrument of action for the psychologist, capable of producing reflections that result in the expansion of consciousness. | |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Adolescência | |
dc.subject | Ensino Médio | |
dc.subject | Orientação Profissional | |
dc.subject | Psicologia Escolar | |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | |
dc.subject | Adolescence | |
dc.subject | High School | |
dc.subject | Counseling Psychology | |
dc.subject | School Psychology | |
dc.subject | and Historical Cultural Psychology. | |
dc.title | A psicologia escolar no ensino médio público: refletindo sobre trabalho e profissão com adolescentes | |
dc.title.alternative | School Psychology in Public High School: reflecting on work and profession with adolescents | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 9719711764122153 | |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | |
puc.referee | Bernardo, Marcia Hespanhol | |
puc.referee | Magiolino, Lavínia Lopes Salomão | |
puc.refereeLattes | 5360176761598675 | |
puc.refereeLattes | 3039957520988901 | |
puc.center | CCV – Centro de Ciências da Vida | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | |