Interseccionalidade de raça/etnia, classe e gênero: contribuições para a descolonização da psicologia
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Intersecctionality Race/Ethnicity, Class and Gender: Contributions to the Decolonization of PsychologyAutor
Leme, Juliana Bernal
Orientador
Guzzo, Raquel Souza LoboData de publicação
05/02/2020Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Há uma série de investigações, as quais denotam a inseparabilidade das análises de raça, classe e gênero para a compreensão de muitos aspectos da realidade. O conceito de interseccionalidade foi apresentado como chave para traduzir estas relações. Esta dissertação tem o objetivo de avaliar a relação específica da Psicologia com o conceito de interseccionalidade a partir de postulados da Psicologia Crítica e da Psicologia Social, aliada a uma perspectiva descolonial de interseccionalidade. Para tanto, foi feito um levantamento sistemático da literatura em três bases de dados, com a utilização de um roteiro de leitura e tendo como fundamento o materialismo histórico e dialético, já que os resultados podem ser explicitados à luz da realidade material, portanto, pela história, pela realidade política e pelas relações dinâmicas entre o objeto e o contexto social. Os resultados evidenciaram que há um extremo crescimento da utilização do mesmo e que a Psicologia é uma das disciplinas que mais tem se utilizado da proposta, avaliado como o reconhecimento da necessidade de investigação sobre a imbricação destas categorias nas experiências dos indivíduos Contudo, algumas problemáticas como a despolitização, a neutralização e a falta de delineamento sobre o que é a interseccionalidade e como interseccionar categorias de raça/classe e gênero, assim como, sobre o abandono de uma perspectiva feminista, antirracista e anticapitalista foram constatadas. There are a number of investigations, which denote the inseparability of race, class and gender analyzes to understand many aspects of reality. The concept of intersectionality has been presented as a key to translating these relationships. This dissertation aims to evaluate the specific relationship of Psychology with the concept of intersectionality from the postulates of Critical Psychology and Social Psychology, combined with a decolonial perspective of intersectionality. For this, a systematic literature survey was made in three databases, using a reading script and based on historical and dialectical materialism, since the results can be explained in the light of material reality, therefore, by history. , by the political reality and by the dynamic relations between the object and the social context. The results showed that there is an extreme growth of its use and that Psychology is one of the most used disciplines of the proposal, evaluated as the recognition of the need to recognize the imbrication of these categories in the experiences of individuals. depoliticization, neutralization and lack of delineation of what intersectionality is and how to intersect categories of race / class and gender, as well as abandoning a feminist, anti-racist and anticapitalist perspective have been found.
Palavras-chave
Psicologia SocialPsicologia Crítica
Interseccionalidade
Descolonização.
Social Psychology
Critical Psychology
Interseccionality
Decolonization.