Estágio extracurricular e projetos de vida: concepções de estudantes universitárias
Abrir arquivo
Título alternativo
Extracurricular Internship and Purpose in Life: University Students ConceptsAutor
Orientador
Zanon, Letícia Lovato DellazzanaData de publicação
22/02/2019Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O termo adultez emergente tem sido utilizado para se referir à fase posterior à adolescência, na qual os indivíduos se preparam gradualmente para adentrar à vida adulta. É durante a adultez emergente que os sujeitos estabelecem uma identidade mais independente e podem tomar decisões acerca do tipo de pessoa que querem ser e do tipo de vida que querem ter no futuro. Devido às características desse período, pesquisas indicam que ele é propício para se estudar o projeto de vida. Considerando-se que: (a) uma das esferas do projeto de vida refere-se ao aspecto profissional, (b) a entrada na universidade acontece durante o período da adultez emergente, (c) o estágio extracurricular pode ser o primeiro contato de jovens universitários com o mercado de trabalho, o objetivo deste estudo foi investigar as concepções de estudantes universitários sobre o estágio extracurricular e sobre como esse estágio está relacionado ao desenvolvimento de seu projeto de vida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com três estudantes universitárias do curso de psicologia. Para a coleta de dados, foi escolhida a técnica de grupo focal, por provocar discussões em profundidade e permitir o acesso a dados que seriam difíceis de serem acessados sem a interação grupal. Para a análise de dados, foi feita uma análise de conteúdo seguindo o modelo aberto de categorização, por meio da qual emergiram as seguintes categorias: (a) projetos de vida, (b) estágio extracurricular e (c) estágio extracurricular e projetos de vida. Os resultados mostraram que, quando o estágio extracurricular oferece oportunidades de aprendizagem, ele proporcionou experiências positivas paras as universitárias que participaram do estudo, agregando conhecimento prático e auxiliando na construção de seus projetos profissionais. Observou-se, ainda, que o projeto de vida e o estágio extracurricular são percebidos como relacionados pelas participantes, na medida em que há uma influência mutua entre eles. Estas duas temáticas são vistas como benéficas para o desenvolvimento das estudantes, uma vez que auxiliam no estabelecimento da identidade, na autopercepção dessas jovens como adultas e na tomada de decisões, principalmente em relação ao projeto de vida relacionado ao trabalho.
The term emerging adulthood has been used to refer to the post-adolescence phase in which individuals gradually prepare to enter adult life. It is during emerging adulthood that individuals establish a more independent identity and can make decisions about the type of person they want to be and the type of life they want to have in the future. Due to the characteristics of this period, research indicates its importance when studying the purpose in life. Considering that: (a) one of the spheres of the purpose in life refers to the professional aspect, (b) the entrance to the university happens during the period of emerging adulthood, (c) the extracurricular internship may be the first contact of university students with the labor market, the objective of this study was to investigate the conceptions of university students about extracurricular internship and about how the internship is related to the development of their purpose in life. In order to do so, a qualitative research of exploratory character was carried out, with three Psychology students. For the data collection, the focus group technique was chosen, as it provoked in-depth discussions and allowed access to data that would be difficult to get without group interaction. For the data analysis, a content analysis was done following the open categorization model, through which the following categories emerged: (a) purpose in life, (b) extracurricular internship and (c) extracurricular internship and purpose in life. The results showed that when extracurricular internship offered learning opportunities, it provided positive experiences for the university students who participated in the study, providing practical knowledge and assisting in the construction of their professional projects. It was also observed that a relationship between purpose in life and extracurricular internship was related by the participants, as there is a mutual influence between them. These two themes are beneficial for the development of these students, considering that they helped in their identity establishment, in their decision making (especially for work related purpose in life) and in the self-perception of these young women as adults.
Palavras-chave
Projetos de vidaEstágio extracurricular
Universitários
Adultez emergente.
Purpose in life
Internship
University Students
Emerging Adulthood.