Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
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Título alternativo
A face that contains multiple faces: reflecting on current and future the life with night public high school adolescentsAutor
Orientador
Souza, Vera Lucia Trevisan deData de publicação
12/02/2019Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e reflexões, como meios de favorecer o desenvolvimento da consciência sobre si e sobre o mundo. Norteou-se pela seguinte questão: que ações do psicólogo escolar podem promover novas compreensões dos alunos do Ensino Médio sobre suas condições de vida atual e futura? Deste modo, buscou-se investigar o potencial das ações do Psicólogo Escolar na mobilização de vivências de alunos do Ensino Médio Público sobre suas vidas. Trata-se de uma pesquisa- intervenção com estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: músicas, filmes, fotografias, documentários, pinturas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuavam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelaram que as ações promovidas com os adolescentes, mediadas pela arte, possibilitaram reflexões sobre as questões cotidianas e sobre o que pensam em relação ao futuro, contribuindo para a ampliação da consciência de si e da realidade. Portanto, concluímos que o uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se potente para a ação do psicólogo, capaz de possibilitar reflexões, que resultam na ampliação da consciência, emersão de emoções e promoção da imaginação dos adolescentes.
The present study was based on the concepts of Cultural-Historical Psychology, especially those from Vygotsky in his work “Psychology of Art”. Thus, it was assumed the power of art to emerge emotions, contradictions, and reflections as means of developing awareness about oneself and the world. The research was based on the following question: what actions of the school psychologist can promote new understandings of high school students about their current and future living conditions? We sought to investigate the potential of school psychologist’s actions in the mobilization of experiences of public high school students about their lives. This intervention research was developed with students from the second year of high school at a state public school located on the outskirts of a city in São Paulo state. Weekly meetings were held involving the appreciation and production of different artistic material, such as: music, movies, photographs, documentaries, paintings, and drawings; as well as workshops with different invited professionals who worked in areas of students’ interest. The results indicate that the actions mediated by art promoted by the school psychologist with high school students enable reflections on daily and future life issues, which contributes to the enlargement of consciousness regarding themselves and their reality. Therefore we conclude that the use of different artistic expressions has shown to be potent for the school psychologist’s action once it is capable of promoting reflections which results in the expansion of consciousness, emerging emotions and student’s imagination development.
Palavras-chave
AdolescênciaPsicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
Ensino Médio.
Adolescence
School Psychology
Cultural-Historical Psychology
High School.