Psicólogos escolares e professores: a parceria como mediação de práticas educativas críticas
Abrir arquivo
Título alternativo
School Psychologists and teachers: the partnership as mediation of critical educational practicesAutor
Orientador
Souza, Vera Lucia Trevisan deData de publicação
18/12/2018Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as intervenções do psicólogo escolar com potencial para promover parcerias com professores. Assumiu-se a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural que ressalta a importância do outro nas relações, compreendendo que o ser humano se constitui e é constituído nas interações sociais. Adotou-se o materialismo histórico-dialético como método para o acercamento do fenômeno investigado na pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo participativa e com características de pesquisa-intervenção. A construção das informações teve como fonte entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com sete professores que trabalhavam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública estadual localizada no interior do Estado de São Paulo e seis psicólogas escolares integrantes do grupo de pesquisa “Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” que atuaram conjuntamente com os docentes no contexto da sala de aula ao longo dos anos letivos de 2016 e 2017. Complementaram os dados, diários de campo de três encontros reflexivos que ocorreram durante os horários de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) entre a psicóloga-pesquisadora e dois grupos de professores, mediados por diferentes modos de expressão artística, como artes visuais, músicas, poemas e filmes, com enfoque da Psicologia da Arte, especialmente os pressupostos de Vigotski, que sustentam as práticas interventivas realizadas pelo nosso grupo de pesquisa, ao qual se vincula este estudo, a fim de acessar os significados e sentidos que constituem os modos de sentir, pensar e agir dos atores escolares. Os resultados revelaram que as interações entre as psicólogas e os educadores são perpassadas por tensões, conflitos e contradições que colocam em evidência afetos negativos e positivos, caracterizadas por movimentos de avanços e retrocessos que ressaltam a necessidade de superação de representações, concepções e expectativas mútuas em relação ao trabalho desenvolvido por cada profissional. Por outro lado, constatou-se que a experiência de parceria entre psicólogas e professores promoveu ricas reflexões sobre novas possibilidades de atuação do profissional de psicologia na escola, bem como da criação de espaços reflexivos para os professores.
This research aimed to analyse the interventions of the school psychologist with potential to promote partnerships with teachers. It was assumed the perspective of Cultural-Historical Psychology that emphasizes the importance of the other in the relations, comprehending that the human being constitutes and is contituted in social. The dialectical-historical materialism was adopted as a method for approaching the investigated phenomenon in this qualitative research. The construction of the information had as its souce individual semi-structured interviews with seven teachers who worked in the final years of Elementary and High School in a public state school in the state of São Paulo and six school psychologists who worked with the teachers in the classroom context during the academic years of 2016 and 2017. The data was complemented with field diaries from some reflective sessions that occurred during the Collective Pedagogical Working Hour – weekly teachers meeting – envolving the psychologist-researcher and two different groups of teachers mediated by various types of artistic expression, such as visual arts, music, poems, and movies, based on the Art Psychology and Vygotsky’s assumptions. The results revealed that interactions between psychologists and educators are permeated by tensions, conflicts and contradictions that emphasize negative and positive affections characterized by movements of advances and regressions evidencing the need to overcome representations, conceptions, and mutual expectations in relation to the work carried out by each professional. On the other hand, it was verified that the experience of partnership between psychologists and teachers promoted important reflections on new acting possibilities for the school psychologist and creation of reflective spaces for teachers.
Palavras-chave
Psicologia EscolarFormação de Professores
Atuação do Psicólogo
Desenvolvimento Profissional
Ensino Público.
School Psychology
Teacher Training
Psychologist's Performance
Professional Development
Public Education.