Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDellazzana-Zanon, Letícia Lovato
dc.contributor.authorWinters, Christian
dc.date.accessioned2022-02-16T19:02:35Z
dc.date.available2022-02-16T19:02:35Z
dc.date.issued2021-02-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16080
dc.description.abstractA adolescência é considerada um período produtivo do desenvolvimento para a construção de projetos de vida. Sabe-se que adolescentes que têm projetos de vida claros tendem a ser mais felizes, têm um sentido de direção e significado em relação às suas vidas e tendem a ficar mais afastados de comportamentos de riscos comuns na adolescência. O objetivo deste estudo foi investigar como estudantes do nono ano do Ensino Fundamental II compreendem seus projetos de vida, considerando seu contexto escolar (pública, privada e SESI) e seu sexo. Realizou-se um estudo misto de caráter documental do tipo exploratório por meio da análise das redações enviadas para o “Projeto EPTV na Escola” realizado em 2018 cujo tema foi "Minha Vocação e o Propósito de minha Vida”. Este projeto é um concurso de redação das cidades de cobertura geográfica da EPTV, uma rede de televisão, controlada pelo grupo Empresas Pioneiras de Televisão, sediada em Campinas, uma cidade do estado de São Paulo. Inicialmente, foi construído um corpus com 20 redações de cada um dos 3 tipos de escola. As 60 redações foram separadas em outros dois subgrupos formados por redações feitas por estudantes do sexo feminino e masculino, totalizando 6 subgrupos de redações. Os dados foram analisados por meio do software livre IRAMUTEQ e utilizou-se o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade da pesquisa qualitativa. Os resultados mostraram que as participantes mencionaram maior preocupação com o caminho a trilhar para o futuro e com o cuidado de animais. Os participantes referiram-se mais a bens materiais e a uma maior preocupação em contribuir com sua comunidade e com a sociedade. Quanto aos tipos de escolas, adolescentes de escolas públicas expressaram mais suas reflexões sobre a vida, considerando o presente e o futuro, e apresentaram mais dificuldades em relação à escolha da profissão. Estudantes de escolas particulares mencionaram uma maior preocupação com o aspecto financeiro e uma vontade de contribuir e melhorar o mundo. Por fim, os adolescentes das escolas do SESI apresentaram maior decisão quanto ao rumo de suas vidas e maior reflexão sobre como seus sonhos de criança e as mudanças que vivenciam no momento presente influenciam seus projetos de vida atuais.
dc.description.abstractAdolescence is considered a proficient period of development for the construction of purpose in life. It is known those who have a clear purpose in life, tend to be happier, have a sense of direction and meaning in relation to their lives and tend to be more distant from risky behaviors common in this age. The aim of this study was to investigate how students of grade nine of Elementary School understand their purpose in life, considering their school (public, private and SESI) and their sex. A mist documentary study of an exploratory type was realized by analyzing the essays sent to the project “EPTV na Escola” held in 2018 with the theme “My Vocation and my Purpose in Life”. This project is an essay contest in the cities with geographical coverage of EPTV, a television network, controlled by the Empresas Pioneiras de Televisão, based in Campinas, a city of the state of São Paulo. Initially, a corpus was built with 20 essays from each of the 3 types of school. The 60 essays were separated into two other subgroups formed by female and male students, totalizing 6 subgroups. Data were analyzed using the free software IRAMUTEQ and the Consolidated Criteria of Reporting Qualitative Research (COREQ) was used to ensure the quality of qualitative research. The results showed that the female participants mentioned greater concern with the path for the future and with the care of animals. Male participants referred more to materials goods and a greater concern to contribute to their community and society. As for the types of schools, adolescents from public schools expressed more their reflections on life, considering the present and the future and exposed more about their difficulties to choose a profession. Private school students mentioned a more concern about financial aspects and how they could contribute and improve the world. Finally, adolescents from SESI schools presented greater decision regarding the direction of their lives and a more reflection on how their childhood dreams and the changes they experience now influence their current life purposes.
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectProjetos de vida
dc.subjectAdolescentes
dc.subjectEscola
dc.subjectPurpose in lif
dc.subjectAdolescents
dc.subjectSchool
dc.titleProjetos de vida de adolescentes do nono ano do ensino fundamental
dc.title.alternativeLife Purposes of Adolescents of Grade Nine of Elementary School 2021
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1655965660200591
puc.advisorLattes7738167015455111
puc.refereeOliveira, Wanderlei Abadio de
puc.refereeSilva, Andressa Melina Becker da
puc.refereeLattes5455601415853420
puc.refereeLattes2944848333102492
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples