Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
Abrir arquivo
Título alternativo
Life Purpose and Social Entrepreneurship: Relations with the Transition to Professional Life of Young AdultsAutor
Orientador
Dellazzana-Zanon, Letícia LovatoData de publicação
05/02/2021Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as relações entre projeto de vida, participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional em jovens adultos recém-formados, na faixa etária entre 18 e 25 anos de idade. Os objetivos específicos foram investigar: (a) o que motivou os jovens adultos a se engajaram em projetos de empreendedorismo social quando eles estavam na graduação, (b) como a participação em uma atividade de empreendedorismo social durante a graduação influenciou sua vida profissional, e (c) se vivenciar os projetos de empreendedorismo social possibilitou aprendizados para a vida profissional e pessoal e quais foram eles. Realizou-se um estudo qualitativo do tipo exploratório. Participaram do estudo 244 jovens adultos na faixa etária entre 18 e 25 anos, que se envolveram com projetos Enactus de empreendedorismo social enquanto estavam na graduação. O banco de dados derivou da pesquisa “Uma vez Enactor, sempre Enactor”, realizada pela Enactus Brasil, no primeiro semestre de 2020, na qual os jovens responderam a três perguntas: (a) por que você se tornou um estudante Enactus?, (b) como esta organização influenciou sua carreira profissional?, e (c) que conselho você daria para um Enactor de hoje?. Os dados resultantes das respostas foram analisados pelo software IRaMuTeq, que gerou a Nuvem de Palavras, o Dendograma de Classe Hierárquica Descendente e o Grafo de Comunidades resultantes da Análise de Similitudes. Os resultados mostraram conexões importantes entre projeto de vida e participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional, salientados em dois conjuntos de dados distintos. A primeira refere-se ao projeto de vida, principalmente, à dimensão “além do eu”, caracterizada por resultados que refletem a motivação para a mudança no sentido de se tornar pessoas melhores e construir planos para o futuro direcionados a valores de sustentabilidade social e ambiental. Outro conjunto de dados refere-se à transição e ao início da vida profissional, caracterizada por resultados que refletem o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades para vida profissional, gerada pelos desafios da ação cotidiana nos projetos de empreendedorismo social, e pelas conquistas para o futuro no mercado de trabalho. Este estudo gerou conhecimentos sobre as conexões entre projeto de vida, participação de jovens adultos em projetos de empreendedorismo social na graduação e transição para a vida profissional. As principais contribuições desta pesquisa foram os ganhos que a oportunidade de participar de projetos de empreendedorismo social podem trazer para as suas vidas, que dizem respeito aos aspectos: (a) pessoal, referente ao desenvolvimento de competências socioemocionais e de desenvolvimento juvenil positivo, e (b) de desenvolvimento do aspecto “além do eu” do projeto de vida, fundamental para a construção de um projeto de vida que levem em consideração impactos nas comunidades, na sociedade e no mundo.
The present research had as general objective to understand the relationships between life purpose, participation in social entrepreneurship projects and transition to professional life in recently graduated young adults, aged between 18 and 25 years old. The specific objectives were to investigate: (a) what motivated young adults to engage in social entrepreneurship projects when they were in graduation, (b) how participation in a social entrepreneurship activity during graduation influenced their professional life, and (c) if experiencing social entrepreneurship projects enabled learning for professional and personal life and what were they. An exploratory qualitative study was carried out. 244 young adults aged between 18 and 25 years participated in the study, who were involved in Enactus social entrepreneurship projects while they were in graduation. The database was derived from the survey “Once Enactor, Always Enactor”, carried out by Enactus Brasil, in the first half of 2020, in which young people answered three questions: (a) why did you become an Enactus Student, ( b) how has this organization influenced your professional career ?, and (c) what advice would you give to an Enactor today ?. The data resulting from the responses were analyzed by the IRaMuTeq software, which generated the Word Clouds, the Descending Hierarchical Class Dendrogram and the Community Graph resulting from the Similarity Analysis. The results showed important connections between life purpose and participation in social entrepreneurship projects and transition to professional life, highlighted in two different data families. The first refers to life purpose itself, mainly, to the dimension beyond the self, characterized by results which reflect the motivation changes towards becoming better people and build plans for the future guided by social sustainability and environmental values. The other family refers to the transition and the beginning of professional life, characterized by results which reflect the development of socio-emotional competences and skills for professional life, generated by the daily action challenges in social entrepreneurship projects, and by the achievements for the future in the job market. This study has provided knowledge about the connections between life purposes, participation of young adults in social entrepreneurship projects during graduation and transition to professional life. The main contributions of this research were the gains that the opportunity to participate in social entrepreneurship projects can bring to their lives regarding the following aspects: (a) personal, referring to the development of socio-emotional skills and positive youth development, and (b) the development of the beyond the self aspect of life purpose, which is crucial for the construction of a life purpose which may impact communities, society and the world, as well.
Palavras-chave
Projeto de vidaEmpreendedorismo social
Jovens adultos
Desenvolvimento profissional
Life purpose
Social entrepreneurship
Young adults
Professional life