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dc.contributor.advisorCosta, Luiz Augusto Maia
dc.contributor.authorStrassa, Alessandra Salvador Alexandre
dc.date.accessioned2022-02-17T16:05:14Z
dc.date.available2022-02-17T16:05:14Z
dc.date.issued2016-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16208
dc.description.abstractEste trabalho investigou as relações dialéticas existentes em Arquitetura - nesse caso, escola - e Cidade, utilizando a história como um método de apreender a realidade e compreender a gestão do município de Artur Nogueira, pertencente à região metropolitana de Campinas - São Paulo. Nesse sentido, analisamos a escola como um objeto propulsor do crescimento e estruturação da cidade em um recorte temporal que abrange todo século XX e se estendendo ao início do XXI. No âmbito deste projeto, construir escolas é entendido como sendo as estruturas edificadas para produzir cidadãos, neste caso sendo públicas, as quais interagem com o espaço físico existente e o futuramente planejado, bem como com os serviços urbanos que organizam a cidade: as redes imateriais e materiais, isto é, as redes sociais, de infraestrutura, de circulação e de produção. A análise atenta para a formação urbana da cidade em tela, desde sua formação como núcleo urbano alcançando sua conformação territorial e planejamento contemporâneo sustentável. Frente a este entendimento, aos dados coletados e a análise de estudos de casos procuramos demonstrar que em Artur Nogueira a produção de escolas favoreceu o crescimento local, mas não produziu espaços sistêmicos e integrados.
dc.description.abstractThis study investigated the existing dialectical relationships in architecture - in this case, school - and City using history as a method to grasp reality and understand the management of the municipality of Artur Nogueira, in the metropolitan region of Campinas - Sao Paulo. In this sense, we analyze the school as a driver of growth object and city structure in a time frame that covers the entire twentieth century and extending to the beginning of XXI. Under this project, building schools is understood to be the built structures to produce citizens, in this case being public, which interact with the existing space and planned future, as well as urban services that organize the city: the intangible networks and materials, that is, social networks, infrastructure, circulation and production. Careful analysis for urban formation of the city screen, since its formation as urban core achieving its territorial conformation and sustainable contemporary design. Given this understanding, the collected data and the case studies analysis seek to demonstrate that in Artur Nogueira production schools favored local growth, but did not produce systemic and integrated spaces.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectplanejamento
dc.subjectescola
dc.subjectcidade
dc.subjectplanning
dc.subjectschool
dc.subjectcity
dc.titleA escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso
dc.title.alternativeThe public school in shaping the sustainable city: Artur Nogueira a case study
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4299718259437385
puc.advisorLattes0006295437435776
puc.refereePereira, Renata Baesso
puc.refereeCampos, Cristina de
puc.refereeLattes9692163245601581
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.notePrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo


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