Intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016: um olhar sobre a zona portuária
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Autor
Orientador
Schicchi, Maria Cristina da SilvaData de publicação
26/02/2021Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
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Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação de mestrado buscou investigar as possíveis relações entre o turismo cultural e o patrimônio cultural, no contexto das intervenções realizadas na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2009 e 2019, através da análise do projeto Porto Maravilha para os Jogos Olímpicos de 2016. Nesse sentido, buscou-se identificar os motivos e as consequências da patrimonialização do Sítio Arqueológico Cais do Valongo em contraste com equipamentos projetados com o intuito de mudar a imagem da região portuária, de modo a entender a atuação do projeto através da parceria público-privada, com ênfase na discussão sobre as ações para a preservação da memória presente no território e o incentivo à atividade turística realizada na área. A metodologia consistiu em análise histórica-crítica da implantação do projeto, revisão bibliográfica de temas das áreas de turismo cultural e patrimônio cultural, megaeventos e revitalização de centros históricos e waterfronts. Também foi realizada pesquisa documental e técnica sobre os projetos e os roteiros turísticos propostos para a área dispostos. Como resultado, foi possível concluir que, embora o poder público tenha se apropriado da memória afrodescendente presente no território, para projetar a capital carioca no âmbito das cidades globais, através da patrimonialização e institucionalização dos remanescentes arqueológicos encontrados durante a implantação do projeto, permaneceram contradições e conflitos entre os discursos e a atuação/gestão permanente dos agentes públicos e privados que revelaram o real interesse do projeto e colocam em questão suas principais premissas.
This master's dissertation sought to investigate the possible connections between cultural tourism and cultural heritage, in the context of the interventions carried out in the city of Rio de Janeiro between the years 2009 and 2019, through the analysis of the Porto Maravilha project for the 2016 Olympic Games. In this sense, it was sought to identify the reasons and consequences of the patrimonialization of the Valongo. Wharf Archaeological Site in contrast with equipment designed to change the image of the port region, in order to understand the performance of the project through the public-private partnership, with emphasis on the discussion of actions to preserve the memory linked to the territory and encourage tourism activity in the area. The methodology consisted of a historical-critical analysis of the project's implementation, a bibliographic review of themes in the areas of cultural tourism and cultural heritage, mega-events and the revitalization of historical centers and waterfronts. Documentary and technical research was also carried out on the projects and tourist routes proposed for the area. As a result, it was possible to conclude that, although the public authorities have appropriated the afro descendant memory present in the territory in order to project Rio de Janeiro in the scope of global cities, through the patrimonialization and institutionalization of the archaeological remnants found during the implementation of the project, contradictions and conflicts remained between the discourses and the permanent action/management of public and private agents that revealed the real interest of the project and questioned its main premises.
Palavras-chave
Turismo culturalPatrimônio cultural
Patrimonialização
Porto Maravilha
Cultural tourism
Cultural heritage
Patrimonialization
Porto Maravilha