Os intelectuais leigos e o Centro Dom Vital: à luz das publicações da revista A Ordem
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Intellectuals lay and Dom Vital Center: in the light of magazine publications A OrdemAutor
Orientador
Godoy, João Miguel Teixeira deData de publicação
29/02/2016Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A proposta deste trabalho de pesquisa é desenvolver um estudo de algumas dimensões políticas do fenômeno religioso a luz das publicações do periódico A Ordem. Com ênfase nos aspectos institucionais presentes na trajetória da Igreja Católica no Brasil. Em linhas gerais, busca analisar qual o seu discurso e debates sobre a atuação do Centro Dom Vital na sociedade brasileira, trinta anos após a sua fundação; bem como, investigar a postura desempenhada pelos intelectuais católicos diante dos acontecimentos internos e externos ao campo religioso, em meados do século XX. Tem-se ainda a pretensão de tecer considerações sobre o contexto histórico e teórico do catolicismo no país. Esta revista que surge como a primeira expressão leiga de produção intelectual sobre a Igreja Católica, que juntamente com o Centro Dom Vital, marcam o início de uma nova fase dos escritos sobre a Igreja Católica Brasileira. A Ordem é considerada por estudiosos como um núcleo de debates e exposição de pensamentos do grupo católico que a compunha. Levando em consideração toda relevância deste periódico para formação inicial de um pensamento católico brasileiro e a expressão e engajamento dos intelectuais é que se propõe o seu estudo. Tendo em vista que a grande maioria das pesquisas sobre o tema concentram suas atenções nas primeiras décadas da revista e do Centro, este trabalho, diferentemente, propõe um estudo que se prolonga até a década de 1950, buscando entender as especificidades deste momento para a Igreja. Computando assim a pertinência desta pesquisa.
This research takes the Martin Heidegger’s thought (1889-1976) as the main theoretical source with the intention to show the following: the Christian religious phenomenon is a viable possibility to understand the characterization given by the German philosopher to the notion of factual experience of life. In this sense, the Christian experience is analyzed in its originating, whence the conception of original Christianity. Christianity itself, as a phenomenon, is an unique element in understanding the proper unfolding of the phenomenological path of Heidegger, especially in texts and lectures of the 1920s. Therefore, two concepts appear as fundamental to this research: "worldview" and "theology." The German philosopher characterizes both terms in the highlighted period. However, this characterization is within a phenomenological-hermeneutic movement, that is, try to understand both what is "world view" as it is "theology" in its essentiality, breaking with the metaphysical tradition. This makes it is stated: "worldview" and "theology" are based on experiential dimension of existence of being-there and both can be understood as a reflection of original Christianity, that is, as a possibility to understand the very believer existence of be there. It cans this be achieved with the aid of a phenomenological-hermeneutical method, able to understand the conceptual constructs developed by Heidegger and bring them together. So try to understand what the original Christianity is in its experiential dimension to be able to show that "worldview" and "theology" are possible consequences of such an experience.
Palavras-chave
LeigosCatolicismo
Intelectuais
Centro Dom Vital
A Ordem
Lait
Catholicism
Intellectuals
Dom Vital Centre
The Order