As (re)configurações da guerra cultural no Brasil a partir da refusão no processo da comunicação contemporânea
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Autor
Orientador
Silva, Tarcisio TorresData de publicação
28/02/2020Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa se propõe a entender o modo no qual a discussão sobre questões culturais se articulou no cenário brasileiro do período imediatamente posterior às eleições de Jair Bolsonaro para a presidência do país, até seus primeiros meses de governo. Essa análise é realizada à partir do ponto de vista da opinião pública, em especial aquela materializada nos artigos de opinião veiculados na imprensa nacional, durante o espaço temporal estudado. Para isso, valendo-se da metodologia de Análise de Conteúdo, utilizam-se como elementos analíticos textos opinativos, veiculados no periódico Folha de S.Paulo filtrados à partir da ocorrência de palavras-chave ligadas às questões da cultura, observados qualitativamente , objetivando entender a maneira como questões de gênero e sexualidade, secularidade e religiosidade, costumes e moral, e conflitos dicotômicos articularam-se no debate público do período. Ademais, a pesquisa ainda considera a tendência horizontal e pulverizada da comunicação contemporânea, portanto dedica-se também a compreender como cada texto analisado é influenciado por informações anteriores e potencialmente influencia discussões posteriores; nesta dissertação, a este movimento da comunicação dá-se o nome de refusão. Como resultado da investigação, é constatada a proeminência de um debate dicotômico, deflagrando aparente conexão entre discussões relacionadas à sexualidade e à moralidade, apontando ainda para pouca separação entre um debate exclusivamente cultural ou exclusivamente político.
Palavras-chave
ComunicaçãoCultura
Guerra cultural
Opinião pública
Communication
Culture
Culture war
Public opinion