O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
Abrir arquivo
Título alternativo
Themall Shopping Iguatemi in the city of Campinas and the consumer society of dispersed urbanizationAutor
Orientador
Ferreira, Jane VictalData de publicação
22/02/2017Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho investiga a metrópole contemporânea (Região Metropolitana de Campinas) com enfoque na urbanização dispersa e no processo de urbanização no qual se insere o Shopping Iguatemi na cidade de Campinas, considerando este como indício de dinâmicas na escala regional, mas com profundas implicações para a cidade e para o contexto local. Nota-se que, a partir da inauguração do Shopping Iguatemi, ocorrida há quase três décadas e meia, algumas mudanças foram ocorrendo na dinâmica da cidade, tanto no perfil da população, como nos costumes, com novos hábitos de consumo, cultura e no comércio local e regional. Percebe-se um deslocamento do público consumidor das classes alta e média das áreas centrais para o shopping, bem como a mobilidade pendular da população da Região Metropolitana de Campinas em busca de novas formas de consumo. Com essa migração do centro e da Região Metropolitana de Campinas para as adjacências da malha urbana (áreas de expansão da cidade), alguns empreendimentos residenciais e estabelecimentos comerciais também começaram a despontar na região próxima à localização do Iguatemi. Desde a sua origem, o Shopping Iguatemi passou por cinco expansões e em breve implantará um novo complexo residencial como parte de um projeto maior para adensamento do seu entorno. As principais ampliações do empreendimento foram determinadas, em parte, pelas novas formas de relacionamento entre a cidade e a Região Metropolitana de Campinas, pela necessidade de inovação para atrair o público consumidor frente as implantações de mais oito shoppings no município e pelos novos hábitos de consumo definidos pela vida contemporânea em busca de alternativas de entretenimento, lazer e comércio especializado. Esta pesquisa foi embasada em fontes bibliográficas, documentais e jornalísticas e aborda como o Shopping Iguatemi vem contribuindo para a dispersão da região leste da cidade de Campinas nos últimos trinta e cinco anos, tendo em vista as aceleradas mudanças na configuração do espaço urbano. Analisa também como os empreendedores¬investidores identificaram as oportunidades de mercado nessa nova sociedade de consumo oferecendo eventos de lazer para atender a demanda. Esse processo vem ocorrendo desde a década de 1980 e atinge novos contornos no final do século XX e na atualidade.
This research investigates the present-day metropole (Metropolitan Area of Campinas) focusing on the dispersed urbanization and the urbanization process, as a part of which themall Shopping Iguatemi was built in the city of Campinas, considering it an indicator of regional sca/e dynamics, but with deep implications to the city and the local environment. Since Iguatemi opened its doors, almost three and a half decades ago, some changes have been happening in the city's dynamics, as much in the population profile as in its behavior, such as purchasing habits, culture and local and regional trade. There's an upper and middle class consumer displacement from downtown to the ma 11, as well as the pendulum-like motion of the Metropolitan Area of Campinas' population in pursue of new consumption options. Given this migration from downtown and Metropolitan Area of Campinas to the margins of the urban area (city expansion zone), some residential enterprises and business have a/so been built around Iguatemi. Since its opening, Iguatemi has been through five expansions and will soon build a residential complex as part of a larger project aiming the densification of its surroundings. The enterprise's primary expansions have been defined, in a way, by the new re/ationships amongst the city and the Metropolitan Area of Campinas, by the need to innovate in order to attract the consumer given the implementation of another eight malls in the cíty, and the new consumption habits defined by the contemporary life in constant search for entertainment, leisure and specialized trade. This research is based on bibliographica/, documental and joumalistic sources, and it addresses how Shopping Iguatemi has been backing the dispersion of the eastem zone of Campinas in the last thirty-five years, given the rapid changes in the characterization of the urban environment. It a/so analyzes how entrepreneurs have identified market opportunities in this new consumer society, offering new leisure altematives to fulfill the demando This process has been happening since the 80s and it has been changing its outlines since the late 20th century.
Palavras-chave
Cultura de consumoUrbanização dispersa
Eventos
Campinas
Shopping Center Iguatemi
Consumer culture
Oispersed urbanization
Events
Campinas
Shopping Center Iguatemi