dc.contributor.advisor | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
dc.contributor.author | Martins, Letícia Gonzales | |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T18:08:22Z | |
dc.date.available | 2022-04-01T18:08:22Z | |
dc.date.issued | 2022-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16493 | |
dc.description.abstract | Compreende-se que a escola e a Unidade Básica de Saúde (UBS) são mecanismos de políticas públicas de uma rede de proteção à infância, os quais devem trabalhar em conjunto para assegurar os direitos das crianças. Observa-se que a dificuldade de aprendizagem dos estudantes é problemática e atravessa ambas as políticas. A presente pesquisa teve o objetivo compreender a relação entre uma escola municipal que conta com a participação do projeto ECOAR e a sua UBS de referência com enfoque nas demandas de dificuldades de aprendizagem, segundo a percepção dos profissionais de cada espaço, a partir dos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético, a Pesquisa Ação-Participação e a Epistemologia Qualitativa. Para tal, o Projeto Pedagógico da escola foi consultado e foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas de maneira remota, sendo três com profissionais da educação e três com profissionais da saúde. As entrevistas foram gravadas, transcritas e a análise construtivo-interpretativa de González-Rey foi utilizada para discussão dos resultados. Tendo como referência as fontes de informações citadas, observou-se que as dificuldades de aprendizagem são definidas a partir de expectativas do sistema educacional e podem gerar encaminhamentos para o serviço de saúde, a partir da educação especial, quando a escola tem a suspeita de que a criança tem algum distúrbio ou deficiência, utilizando marcadores genéricos sobre o desenvolvimento infantil. No contexto da saúde, observa-se a mesma concepção universalista sobre o desenvolvimento, obstruções dentro da própria rede de saúde e a falta de devolutiva para a instituição escolar. Avalia-se que a relação entre os serviços depende principalmente da família e de profissionais da educação, sendo necessário estreitar o vínculo entre escola e UBS para garantir o acompanhamento do desenvolvimento das crianças e adolescentes. Compreende-se que a Psicologia do Desenvolvimento deve fornecer subsídios para acompanhar esse desenvolvimento. | |
dc.description.abstract | It is understood that the School and the Basic Health Unit (UBS) are public institutions of a child protection network, which must work together to guarantee the rights of children and adolescents. Difficulties in the schooling process are shown as one of these factors and it is a problem that crosses both services. This research aimed to characterize the relationship between a municipal school that participates the ECOAR project and its reference UBS, focusing on learning difficulties demands, according to the perception of professionals in each space, based on the foundations of Historical-Dialectical Materialism, Action-Participation Research and Qualitative Epistemology. To this end, the school's Pedagogical Project was consulted and 6 semi-structured interviews were conducted remotely, 3 with education professionals and 3 with health professionals. The interviews were recorded, transcribed and González-Rey's constructive-interpretative analysis was used to discuss the results. From those sources of information, it was observed that learning difficulties are defined based on expectations of the educational system and can generate referrals to the health service, from special education, when the school suspects that the child has a disorder or disability, using generic markers on child development. In the health context, we observe the same universalist conception of development, obstructions within the health network itself and the lack of feedback to the school institution. It is estimated that the relationship between these services depends mainly on the family and education professionals, and it is necessary to strengthen the link between the school and the UBS to ensure the monitoring of the development of children and adolescents. It is understood that Developmental Psychology must provide subsidies to accompany this development. | |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq | |
dc.publisher | PUC Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Rede de proteção à infância | |
dc.subject | Psicologia Escolar | |
dc.subject | Atenção Primária em Saúde | |
dc.subject | Queixa Escolar | |
dc.subject | Intersetorialidade | |
dc.subject | Child Protection Network | |
dc.subject | School Psychology | |
dc.subject | Primary Health Care | |
dc.subject | Intersectoriality | |
dc.title | (Des) Articulação escola e rede de saúde: desafios no acompanhamento do desenvolvimento infantil | |
dc.title.alternative | (Dis) Articulation School and Health Network: Challenges in Monitoring Child Development | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 3931787049715172 | |
puc.advisorLattes | 8863163152848405 | |
puc.referee | Camargo, Fernanda Furtado | |
puc.referee | Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas | |
puc.refereeLattes | 6490404373580472 | |
puc.refereeLattes | 0377762206724614 | |
puc.center | CCV - Centro de Ciências da Vida | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | |