dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Henrique Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T14:05:32Z | |
dc.date.available | 2022-04-05T14:05:32Z | |
dc.date.issued | 2022-02-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16504 | |
dc.description.abstract | O projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que
serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos
internacionais têm se dedicado a investigar as crenças e ideias de professores sobre projeto de
vida e como eles podem auxiliar na construção de um projeto de vida. Contudo, apesar da
constatação de que é importante que o professor: (a) tenha um projeto de vida; e (b) compreenda
seu papel central na construção dos projetos de vida de seus alunos, poucos estudos nacionais
buscaram conhecer o projeto de vida dos professores brasileiros e suas concepções sobre projeto
de vida. As últimas alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Base Nacional
Comum Curricular determinaram que a temática projeto de vida fosse inserida na Ensino
Fundamental II e Médio a partir de 2020. Por isso, o Governo do Estado de São Paulo incluiu
o projeto de vida como componente curricular. O objetivo deste estudo consistiu em conhecer
as concepções de projeto de vida de alguns professores de escolas estaduais que lecionam o
componente curricular Projeto de Vida. Pretendeu-se conhecer (a) a experiência de lecionar
projeto de vida durante a implementação do Inova Educação e (b) se esses professores têm um
projeto de vida. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Participaram do
estudo sete professoras que lecionavam o componente Projeto de Vida em duas escolas
públicas, de grande porte, de uma cidade do interior do estado de São Paulo, escolhida por
conveniência. Foram utilizados o Questionário de Dados Sociodemográficos e o Protocolo de
Entrevista Semiestruturada para Projeto de Vida de Professores, elaborados para este estudo.
As professoras foram entrevistadas individualmente, on-line, e as entrevistas foram gravadas
em áudio e vídeo. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Foi seguido o
Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade
da pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que as concepções das professoras sobre
projeto de vida contemplaram dimensões do projeto de vida. Porém, tal dimensão foi
contemplada quando as participantes foram questionadas sobre o projeto de vida delas. Foi
possível conhecer a experiência das professoras de lecionar o componente Projeto de Vida, por
meio do Inova Educação, e identificar possibilidades, desafios e contradições em relação a esse
componente. Constatou-se que todas as professoras afirmaram ter um projeto de vida e que a
docência fazia parte do projeto de vida da maioria delas. Assim, indica-se que, apesar das
contradições da implementação do componente, da precarização do curso de formação
oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo e de como a maioria das professoras escolheu
lecionar Projeto de Vida pela necessidade de complementação de carga horária, o fato de a
docência ser parte do projeto de vida delas torna essa tarefa mais significativa do ponto de vista
do projeto de vida mais amplo delas. Portanto, são imprescindíveis formações, tanto nos cursos
de licenciatura quanto em ações de formação continuada, para que os professores possam
lecionar o componente Projeto de Vida na Educação Básica. Defende-se que a perspectiva
formação que se propõe é pautada na reflexão, na troca entre os pares e na autoavaliação pelos
docentes para a construção de um projeto coletivo da escola para o componente Projeto de Vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | Life purpose is understood as a set of goals, established by the subject, which will be developed
throughout his life and give him meaning to life. International studies have been dedicated to
investigating the beliefs and ideas of undergraduate students and teachers about life purpose
and how they can help in the construction of a life purpose. However, despite the finding that
it is important that the teacher: (a) has a life purpose; and (b) understand their central role in the
construction of their students' purposes in life, few national studies have sought to know the life
purpose of Brazilian teachers and their conceptions about life purpose. The latest amendments
to the Law of Guidelines and Bases for Education and the National Common Curricular Base
determined that the life purpose theme should be inserted in Elementary School II and
Secondary from 2020. Therefore, the Government of the State of São Paulo included the project
of life as a curricular component. The objective of this study was to know the conceptions of
life project of some teachers from state schools who teach the curricular component Life
Purpose. It was intended to know (a) the experience of teaching Life Purpose during the
implementation of Inova Educação and (b) if these teachers have a life purpose. A qualitative,
exploratory research was carried out. The study included 7 teachers who taught the Life Purpose
component in two large public schools in a city in the interior of the state of São Paulo, chosen
for convenience. The Sociodemographic Data Questionnaire and the Semi-structured Interview
Protocol for Teachers' Life Purpose, developed for this study, were used. The teachers were
interviewed individually, online, and the interviews were recorded in audio and video. Data
were analyzed using thematic analysis. The Consolidated Criteria for Reporting Qualitative
Research (COREQ) was followed to ensure the quality of qualitative research. The results
indicated that the teachers' conceptions about life project contemplated dimensions of the life
purpose. However, this dimension was considered when the participants were asked about their
life purpose. It was possible to know the teachers' experience of teaching the Life Purpose
component, through Inova Educação, and to identify possibilities, challenges and contradictions
in relation to this component. It was found that all teachers claimed to have a life purpose and
that teaching was part of the life purpose of most of them. Thus, it is indicated that, despite the
contradictions in the implementation of the component, the precariousness of the training
course offered by the Government of the State of São Paulo and the fact that most teachers
chose to teach Life Purpose due to the need to complement the workload, the fact that teaching
being part of their life purpose makes this task more meaningful from the point of view of their
broader life purpose. Therefore, training is essential, both in undergraduate courses and in
continuing education actions, so that teachers can teach the Life purpose component in Basic
Education. It is argued that the proposed training perspective is based on reflection, exchange
between peers and self-assessment by teachers for the construction of a collective school project
for the Life purpose component. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto de vida | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Life purpose | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Public education | pt_BR |
dc.title | Concepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratório | pt_BR |
dc.title.alternative | Public School Teachers' Conceptions on Life Purpose: an exploratory study | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2481241254762251 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Araújo, Valéria Amorim Arantes de | |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4829571618312243 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |