dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lucia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Silva, Rômulo Lopes da | |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T17:46:23Z | |
dc.date.available | 2022-04-05T17:46:23Z | |
dc.date.issued | 2022-01-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16515 | |
dc.description.abstract | A orientação sexual tem se tornado cada vez mais presente nos discursos sobre a juventude
brasileira, tornando mais complexas as relações sociais de jovens não heterossexuais. Esta
pesquisa teve como objetivo investigar as vivências presentes nas relações intersubjetivas de
jovens dissidentes da heteronormatividade e compreender o lugar que assume as relações
familiares e escolares nas vivências dos jovens. Assume como aporte teórico-metodológico a
Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e as suas contribuições para a compreensão do
desenvolvimento humano como constituído por afetos, pelo drama e pela imaginação. Buscase articular essas concepções com as proposições da filosofia espinosana. A pesquisa
fundamenta-se no materialismo histórico e dialético e está inserida em uma matriz qualitativa
de tipo participativo, denominada pesquisa-intervenção. Como estratégia metodológica foram
realizadas entrevistas individuais em profundidade em uma plataforma digital, com oito
jovens, quatro homens e quatro mulheres, todos cisgênero e com orientação sexual não
heterossexual, sendo os encontros gravados em vídeo e transcritos. A análise construída foi
inspirada na proposta analítica denominada núcleos de significação, a qual implica leituras
recorrentes das transcrições em busca de apreender nas falas dos interlocutores as
significações presentes nas vivências narradas. A leitura aprofundada dos trechos de fala dos
participantes, que denominamos de pré-indicadores, permitiu observar significações
recorrentes, que agrupadas deram origem aos indicadores que norteiam a análise de nossos
achados, são eles: (a) silenciamento e incitação da vivência da sexualidade, (b) conversas
sobre aceitação versus não aceitação, (c) entre o pertencimento e a exclusão. As significações
dos jovens revelam o processo de constituição da orientação sexual permeado por situações
dramáticas vivenciadas na família e na escola, as quais viabilizaram aos jovens assumirem
novas posições sociais e o enfrentamento de afetos que diminuíram a potência de ser e existir.
Espera-se com este estudo oferecer subsídios para a compreensão do papel constitutivo da
orientação sexual no processo de humanização, ao favorecer que sejam assumidas posições
sociais que interferem no desenvolvimento de toda uma coletividade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sexual orientation has become increasingly present in discourses about Brazilian youth,
making the social relationships of non-heterosexual young people more complex. This study
aimed to investigate the experiences present in the intersubjective relationships of young
dissidents from heteronormativity and understand the place that family and school
relationships assume in the experiences of young people. Sustained by theoreticalmethodological the Vigotski's Historical-Cultural Psychology and your contributions to the
understanding of human development as constituted by affections, drama and imagination.
Seeks to articulate articulate these conceptions with the propositions of Spinoza's philosophy.
The research is based on historical and dialectical materialism and is inserted in a qualitative
matrix of a participatory type, called intervention-research. As a methodological strategy,
individual in-depth interviews on a digital platform, were conducted with eight young people,
four men and four women, all cisgender and with non-heterosexual sexual orientation, with
the meetings being recorded and transcribed. The analysis constructed was inspired by the
analytical proposal named signification nuclei, which implies recurrent readings of the
transcripts in an attempt to apprehend the significations present in the narrated experiences in
the speeches of the interlocutors. The in-depth reading of the participant’s speech excerpts,
which we called pre-indicators, allowed us to observe recurrent significations, which together
gave rise to the indicators that guide the analysis of our findings, namely: (a) silencing and
inciting the experience of sexuality, (b) conversations about acceptance versus nonacceptance, (c) between belonging and exclusion. The significations of the interviewees
reveal the process of constitution of sexual orientation permeated by dramatic situations
experienced in the family and at school, which enabled young people to assume new social
positions and to face affections that reduced their power of being and existing. It is expected
that this study offers subsidies for understanding the constitutive role of sexual orientation in
the humanization process, favoring social positions that interfere in the development of an
entire community.. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Orientação Sexual | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Young Adults | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Sexual Orientation | pt_BR |
dc.subject | Cultural-Historical Psychology | pt_BR |
dc.title | Vivências de jovens no processo de constituição da orientação sexual: cenas e dramas em perspectiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiences of young people in the process of constitution of sexual orientation: scenes and dramas in perspective | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8415493803905513 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Souza, Leonardo Lemos de | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6444203522447403 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |