dc.contributor.advisor | Andrade, André Luiz Monezi | |
dc.contributor.author | Preuhs, Suzanna Araújo | |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T17:54:50Z | |
dc.date.available | 2022-04-05T17:54:50Z | |
dc.date.issued | 2022-01-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16516 | |
dc.description.abstract | A autoeficácia é a crença que o indivíduo possui a respeito da sua capacidade de realizar
atividades e que irá conseguir atingir os resultados esperados. A autoeficácia está diretamente
ligada com a capacidade de motivação do indivíduo, bem como o desempenho percebido pelo
mesmo é afetado por ela. Uma melhor compreensão acerca do desempenho da autoeficácia
entre psicólogos e estudantes de psicologia pode auxiliar no desenvolvimento de instrumentos
que visem aperfeiçoar a performance destes profissionais em diversas situações de trabalho,
bem como avaliar e ajudar a solucionar lacunas que possam existir na formação profissional
do psicólogo em cursos de graduação em psicologia e cursos de pós-graduação existentes.
Entretanto, ainda não existem instrumentos adaptados e validados para o Brasil para avaliar a
autoeficácia nesta população. O objetivo desta pesquisa foi adaptar e buscar evidências de
confiabilidade e validade da Psychologist and Counsellor Self-Efficacy Scale (PCES), uma
escala originalmente australiana, no Brasil. Inicialmente, a PCES foi traduzida por dois
diferentes juízes e as diferentes versões das traduções foram comparadas e avaliadas a partir
de protocolos específicos de tradução dos instrumentos. Em seguida, foi conduzido um estudo
piloto com psicólogos (N = 10) e estudantes de psicologia (N = 10) para identificar possíveis
discrepâncias semânticas, conceituais, linguísticas, contextuais e idiomáticas do instrumento.
Esta etapa também foi relevante para verificar se tanto os itens-resposta quanto as instruções
de aplicação eram compreensíveis pelos participantes. Após isto foi realizada uma
retrotradução para o idioma original, por um terceiro juiz diferente dos anteriores e as duas
versões foram enviadas para os pesquisadores que desenvolveram a escala para sua aprovação.
Em seguida, outro estudo foi conduzido com psicólogos e estudantes de psicologia onde estes
responderam os seguintes questionários a partir de uma plataforma virtual: questionário
sociodemográfico, Escala Geral de Autoeficácia (EAG) e PCES. A consistência interna do
instrumento foi avaliada a partir do alfa de Cronbach e do Ômega de McDonald para garantir
a confiabilidade deste. Em relação a validade, foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória
(CFA) com cinco fatores e após isto uma Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo. Em
relação à validade convergente foi utilizada a correlação de Spearman entre a pontuação total
da PCES e a EAGP. Em todas as análises foi adotado um nível de significância de 5%. A
tradução da PCES se mostrou fidedigna à versão original, apresentando bons índices de ajuste
e adequação. A escala também apresentou robustas evidências de confiabilidade e de validade
interna, tendo ajustes adequados para todos os seus cinco fatores componentes. A escala não
apresentou grandes correlações com a EAGP, o que nos alerta para possíveis discrepâncias
entre elas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Self-efficacy is the belief that an individual has about his or her ability to perform activities
and that he or she will achieve the expected results. Self-efficacy is directly linked with an
individual's motivational ability, and perceived performance is affected by it. A better
understanding of self-efficacy performance among psychologists and psychology students can
help in the development of instruments that aim to improve the performance of these
professionals in various work situations, as well as evaluate and help solve gaps that may exist
in the professional training of psychologists in undergraduate and graduate psychology courses.
However, there are still no instruments adapted and validated for Brazil to assess self-efficacy
in this population. The objective of this research was to adapt and seek evidence of reliability
and validity of the Psychologist and Counsellor Self-Efficacy Scale (PCES), a scale initially
from Australia, in Brazil. Initially, the PCES was translated by two different judges, and the
different versions of the translations were compared and evaluated from specific protocols for
the translation of instruments. Next, a pilot study was conducted with psychologists (N = 10)
and psychology students (N = 10) to identify possible semantic, conceptual, linguistic,
contextual, and idiomatic discrepancies in the instrument. This step was also relevant to verify
that the participants understood both the response items and the application instructions. After
this, a back-translation into the original language was performed by a third judge, different
from the previous ones, and the two versions were sent to the researchers who developed the
scale for approval. Next, another study was conducted with psychologists and psychology
students who answered the following questionnaires in a virtual platform: a sociodemographic
questionnaire, a General Self-Efficacy Scale (GSS), and a PCES. The instrument's internal
consistency was evaluated using Cronbach's alpha and McDonald's Omega to ensure its
reliability. Regarding validity, a Confirmatory Factor Analysis (CFA) with five factors was
performed, followed by a Multigroup Confirmatory Factor Analysis. Regarding convergent
validity, Spearman's correlation between the PCES total score and the EAGP was used. In all
analyses, a 5% significance level was adopted. The PCES translation proved to be faithful to
the original version, presenting good fit and adequacy indices. The scale also showed robust
evidence of reliability and internal validity, with adequate adjustments for all five-factor
components. The scale did not show significant correlations with the EAGP, which alerts us to
possible discrepancies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject | Escala | pt_BR |
dc.subject | Psicólogos | pt_BR |
dc.subject | Self Efficacy | pt_BR |
dc.subject | Scale | pt_BR |
dc.subject | Psychologists | pt_BR |
dc.title | Autoeficácia entre psicólogos brasileiros: um estudo psicométrico | pt_BR |
dc.title.alternative | Self-Efficacy among Brazilian psychilogists: a psychometric study | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2004361959945607 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3452462942187599 | pt_BR |
puc.referee | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
puc.referee | Gomide Junior, Sinesio | |
puc.refereeLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4009207630066676 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |