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dc.contributor.advisorAndrade, André Luiz Monezi
dc.contributor.authorPreuhs, Suzanna Araújo
dc.date.accessioned2022-04-05T17:54:50Z
dc.date.available2022-04-05T17:54:50Z
dc.date.issued2022-01-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16516
dc.description.abstractA autoeficácia é a crença que o indivíduo possui a respeito da sua capacidade de realizar atividades e que irá conseguir atingir os resultados esperados. A autoeficácia está diretamente ligada com a capacidade de motivação do indivíduo, bem como o desempenho percebido pelo mesmo é afetado por ela. Uma melhor compreensão acerca do desempenho da autoeficácia entre psicólogos e estudantes de psicologia pode auxiliar no desenvolvimento de instrumentos que visem aperfeiçoar a performance destes profissionais em diversas situações de trabalho, bem como avaliar e ajudar a solucionar lacunas que possam existir na formação profissional do psicólogo em cursos de graduação em psicologia e cursos de pós-graduação existentes. Entretanto, ainda não existem instrumentos adaptados e validados para o Brasil para avaliar a autoeficácia nesta população. O objetivo desta pesquisa foi adaptar e buscar evidências de confiabilidade e validade da Psychologist and Counsellor Self-Efficacy Scale (PCES), uma escala originalmente australiana, no Brasil. Inicialmente, a PCES foi traduzida por dois diferentes juízes e as diferentes versões das traduções foram comparadas e avaliadas a partir de protocolos específicos de tradução dos instrumentos. Em seguida, foi conduzido um estudo piloto com psicólogos (N = 10) e estudantes de psicologia (N = 10) para identificar possíveis discrepâncias semânticas, conceituais, linguísticas, contextuais e idiomáticas do instrumento. Esta etapa também foi relevante para verificar se tanto os itens-resposta quanto as instruções de aplicação eram compreensíveis pelos participantes. Após isto foi realizada uma retrotradução para o idioma original, por um terceiro juiz diferente dos anteriores e as duas versões foram enviadas para os pesquisadores que desenvolveram a escala para sua aprovação. Em seguida, outro estudo foi conduzido com psicólogos e estudantes de psicologia onde estes responderam os seguintes questionários a partir de uma plataforma virtual: questionário sociodemográfico, Escala Geral de Autoeficácia (EAG) e PCES. A consistência interna do instrumento foi avaliada a partir do alfa de Cronbach e do Ômega de McDonald para garantir a confiabilidade deste. Em relação a validade, foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória (CFA) com cinco fatores e após isto uma Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo. Em relação à validade convergente foi utilizada a correlação de Spearman entre a pontuação total da PCES e a EAGP. Em todas as análises foi adotado um nível de significância de 5%. A tradução da PCES se mostrou fidedigna à versão original, apresentando bons índices de ajuste e adequação. A escala também apresentou robustas evidências de confiabilidade e de validade interna, tendo ajustes adequados para todos os seus cinco fatores componentes. A escala não apresentou grandes correlações com a EAGP, o que nos alerta para possíveis discrepâncias entre elas.pt_BR
dc.description.abstractSelf-efficacy is the belief that an individual has about his or her ability to perform activities and that he or she will achieve the expected results. Self-efficacy is directly linked with an individual's motivational ability, and perceived performance is affected by it. A better understanding of self-efficacy performance among psychologists and psychology students can help in the development of instruments that aim to improve the performance of these professionals in various work situations, as well as evaluate and help solve gaps that may exist in the professional training of psychologists in undergraduate and graduate psychology courses. However, there are still no instruments adapted and validated for Brazil to assess self-efficacy in this population. The objective of this research was to adapt and seek evidence of reliability and validity of the Psychologist and Counsellor Self-Efficacy Scale (PCES), a scale initially from Australia, in Brazil. Initially, the PCES was translated by two different judges, and the different versions of the translations were compared and evaluated from specific protocols for the translation of instruments. Next, a pilot study was conducted with psychologists (N = 10) and psychology students (N = 10) to identify possible semantic, conceptual, linguistic, contextual, and idiomatic discrepancies in the instrument. This step was also relevant to verify that the participants understood both the response items and the application instructions. After this, a back-translation into the original language was performed by a third judge, different from the previous ones, and the two versions were sent to the researchers who developed the scale for approval. Next, another study was conducted with psychologists and psychology students who answered the following questionnaires in a virtual platform: a sociodemographic questionnaire, a General Self-Efficacy Scale (GSS), and a PCES. The instrument's internal consistency was evaluated using Cronbach's alpha and McDonald's Omega to ensure its reliability. Regarding validity, a Confirmatory Factor Analysis (CFA) with five factors was performed, followed by a Multigroup Confirmatory Factor Analysis. Regarding convergent validity, Spearman's correlation between the PCES total score and the EAGP was used. In all analyses, a 5% significance level was adopted. The PCES translation proved to be faithful to the original version, presenting good fit and adequacy indices. The scale also showed robust evidence of reliability and internal validity, with adequate adjustments for all five-factor components. The scale did not show significant correlations with the EAGP, which alerts us to possible discrepancies.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectEscalapt_BR
dc.subjectPsicólogospt_BR
dc.subjectSelf Efficacypt_BR
dc.subjectScalept_BR
dc.subjectPsychologistspt_BR
dc.titleAutoeficácia entre psicólogos brasileiros: um estudo psicométricopt_BR
dc.title.alternativeSelf-Efficacy among Brazilian psychilogists: a psychometric studypt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2004361959945607pt_BR
puc.advisorLattes3452462942187599pt_BR
puc.refereeDellazzana-Zanon, Letícia Lovato
puc.refereeGomide Junior, Sinesio
puc.refereeLattes7738167015455111pt_BR
puc.refereeLattes4009207630066676pt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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