dc.contributor.advisor | Messias, João Carlos Caselli | |
dc.contributor.advisor | Crochick, José Leon | |
dc.contributor.author | Tedeschi, Eduardo Henrique | |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T15:45:42Z | |
dc.date.available | 2022-04-06T15:45:42Z | |
dc.date.issued | 2022-02-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16531 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas o tema da inclusão de pessoas com deficiência intelectual vem ganhando
destaque devido ao advento de metodologias sociais como o Emprego Apoiado e, por isso,
novas demandas com relação a serviços públicos, suporte institucional e familiar surgiram.
Portanto, este estudo objetivou ampliar a compreensão das concepções que pais possuem a
respeito da carreira profissional de seus filhos com deficiência intelectual. A pesquisa, de
caráter qualitativo exploratório, amparou-se na fenomenologia de Edmund Husserl.
Participaram 20 familiares, mães e pais de pessoas com deficiência intelectual de diferentes
faixas etárias. Foram elaboradas narrativas compreensivas a partir de encontros dialógicos a
fim de apreender as experiências vividas pelos participantes em relação aos seus parentes
com deficiência intelectual e validadas num segundo encontro. Após isso, uma Narrativa
Síntese foi redigida e, a partir da qual, identificados quatro eixos estruturantes: (1) condições
estruturais que impactam a inclusão; (2) percepções e sentimentos a respeito da DI; (3)
inclusão: uma corrida de obstáculos permanentes; (4) protagonismo familiar. Esses tópicos
foram discutidos à luz de teorias que abordam a deficiência intelectual, o paradigma dos
estigmas e a Teoria de Justificação do Sistema. Foi possível averiguar barreiras sociais que
dificultam a inclusão, atitudes dos pais que legitimam e reforçam a existência de estigmas e
estereótipos e limitam a inclusão laboral das pessoas com deficiência intelectual, a inclusão
no trabalho como oportunidade de emancipação desses familiares e seus filhos, e a
possibilidade de o protagonismo dos pais dificultar o processo de independência dos filhos.
Concluiu-se ressaltando, assim, a necessidade de orientação desses familiares para um novo
olhar a respeito da condição vividas por seus filhos e da criação de políticas públicas em prol
de uma sociedade mais inclusiva | pt_BR |
dc.description.abstract | In the last decades, the topic ‘inclusion of people with intellectual disability’ has become
more prominent due to the creation of new social systems, such as Emprego Apoiado
(supported employment) and, therefore, new demands concerning public services and
institutional and familiar support have arisen. As such, this study aimed to amplify the
comprehension of the conceptions which parents have about their intellectually disabled
children´s professional careers. This qualitative exploratory research is ground on Edmund
Husserl’s phenomenology. Twenty family members took part, being fathers and mothers of
people with intellectual disability of different age groups. Comprehensive narratives were
elaborated from dialogical encounters in order to apprehend the experiences lived by the
participants in relation to their intellectually disabled relatives and were validated in a second
encounter. After that, a Narrative Synthesis was written and, from there, 4 structuring axes
were identified: (1) structural conditions which impact on the inclusion; (2) perceptions and
feelings towards intellectual disability; (3) inclusion: a permanent obstacle race; (4) family’s
protagonism. These topics have been discussed in light of theories which approach
intellectual disability, the paradigm of stigma and the Theory of System Justification. It was
possible to investigate social barriers which make inclusion difficult; parents’ attitudes which
confirm and reinforce the existence of stigmas and stereotypes and limit the labour inclusion
of individuals with intellectual disability; inclusion at work as an opportunity for the
emancipation of the family members and their children; and the possibility that the parents’
protagonism makes the children´s independence process more difficult. We concluded this
paper highlighting the necessity of orientation for those family members to have a fresh look
at the conditions lived by their children and the creation of public policies in favour of a more
inclusive society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Psychology | pt_BR |
dc.subject | Person with intellectual disability | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.subject | Phenomenology | pt_BR |
dc.title | A pessoa com deficiência intelectual e o trabalho: um estudo sobre vivências de pais | pt_BR |
dc.title.alternative | A person with intellectual disability and the workforce: a study on parents’ life experience | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5449506888050835 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7861317602243394 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5516424346600815 | pt_BR |
puc.referee | Cury, Vera Engler | |
puc.refereeLattes | 3414308343809480 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |