Imaginação na adolescência: refletindo sobre a produção em pesquisas e suas contribuições à compreensão do desenvolvimento
Abrir arquivo
Título alternativo
Imagination in adolescence: reflecting on research production and its contributions to the understanding of developmentAutor
Orientador
Souza, Vera Lucia Trevisan deData de publicação
28/01/2022Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” do Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem como objetivo identificar e analisar a concepção de imaginação presente nas pesquisas desenvolvidas no campo da educação e da psicologia. De caráter qualitativo e do tipo investigativo, trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), cujos resultados são analisados com base nos fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia HistóricoCultural e do materialismo histórico dialético. A busca dos artigos, dissertações e teses ocorreu em 4 bases de dados, a saber, SciELO, LILACS, PsycINFO e BDTD, compreendendo os estudos publicados entre os anos de 2010 e 2020 e pertencentes às áreas da psicologia e da educação, em português, inglês e espanhol. Como resultado, obtivemos o total de 71 produções selecionadas para o corpus amostral, sendo 46 artigos, 18 dissertações e 9 teses, tendo na base de dados SciELO o maior número de estudos selecionados e na PsycINFO o maior número de estudos encontrados, sendo o ano de 2018 o de maior concentração dos estudos e tendo o Brasil como país predominante. As concepções encontradas acerca da imaginação deram origem a duas grandes categorias temáticas: imaginação que favorece a capacidade de ação; e imaginação que inibe a capacidade de ação. A primeira, a compreende enquanto atividade mental de potência, de liberdade, de desenvolvimento e majoritariamente voltada para o período da infância e com assento na criatividade, sendo, no mais das vezes, uma atividade que deve ser estimulada, instigada e desenvolvida; a segunda abrange compreensões para além de tais aspectos, em que trazemos discussões que relacionam a imaginação com o padecimento e com a alienação a fim de ampliar as reflexões acerca do tema. Derivamos como conclusão da análise das pesquisas, que a imaginação e os processos imaginativos se manifestam dialeticamente em todas as ações, emoções e pensamentos dos homens, sejam aqueles promotores de liberdade, desenvolvimento e de abertura ao futuro, ou aos que se relacionam ao padecimento, à alienação, à sujeição e às crenças que mantém o sujeito em meio a ideias, emoções e imagens parciais e fragmentadas, ficando circunscrito à realidade imediata e cotidiana.
This research is linked to the studies developed by the research group "Processes of Subject Constitution in Educational Practices – PROSPED" of the Stricto Sensu Graduate Program in Psychology at the Pontifical Catholic University of Campinas. It aims to identify and analyze the conception of imagination present in research developed in the field of education and psychology. Qualitative and investigative in nature, this is an Integrative Literature Review (ILR), whose results are analyzed based on the theoretical and methodological foundations of Cultural-Historical Psychology and dialectical historical materialism. The search for articles, dissertations and theses occurred in 4 databases, namely SciELO, LILACS, PsycINFO and BDTD, including studies published between 2010 and 2020 and belonging to the areas of psychology and education, in Portuguese, English and Spanish. As a result, we obtained a total of 71 productions selected for the sample, being 46 articles, 18 dissertations and 9 theses, having in the SciELO database the largest number of selected studies and in PsycINFO the largest number of studies found, being the year 2018 the one with the highest concentration of studies and having Brazil as the predominant country. The conceptions found about imagination gave rise to two major thematic categories: imagination that favors the capacity for action; and the imagination that inhibits the capacity for action. The first understands it as a mental activity of power, freedom, development and mostly focused on the childhood period and based on creativity, being, most of the time, an activity that should be stimulated, instigated and developed; the second includes understandings beyond these aspects, in which we bring discussions that relate the imagination to suffering and alienation in order to broaden reflections on the subject. We derive as a conclusion from the analysis of the research, that imagination and imaginative processes manifest themselves dialectically in all actions, emotions and thoughts of men, whether those promoting freedom, development and openness to the future, or those related to suffering, heteronomy, alienation, subjection and beliefs that keep the subject in the midst of ideas, emotions and partial and fragmented images, remaining circumscribed to the immediate and everyday reality.
Palavras-chave
ImaginaçãoDesenvolvimento
Padecimento
Alienação
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar
Imagination
Development
Subjection
Alienation
Cultural-Historical Psychology
School Psychology