O bode expiatório: violência e religião na obra de René Girard
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The scapegoat: violence and religion in the work of René GirardAutor
Orientador
Barsalini, GlaucoData de publicação
23/02/2022Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Ciências da ReligiãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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O intelectual francês René Girard, em contato com diversas áreas do conhecimento, desenvolveu investigações acerca da violência humana presente nas comunidades em consonância com o fenômeno religioso e com a seletividade de bodes expiatórios. Ao realizar uma leitura antropológica de mitos bíblicos e gregos, identifica o movimento cíclico violento reproduzido constantemente pelas comunidades. Girard observa que as pessoas são dotadas de desejos miméticos, sempre precisando de um modelo para imitar o seu objeto de desejo, constituindo uma relação triangular - composta pelo sujeito, o modelo e o objeto - a qual sempre dá origem a uma disputa. A competição entre os indivíduos desencadeia a rivalidade, que resulta em conflitos sangrentos. Para que a sociedade não estabeleça violência, a religião, como coerção social, instaura leis que reprimem as violências sociais e mantém a ordem. No entanto, os sujeitos, ao recalcarem seus desejos, internalizam a violência que precisa ser libertada. Então, por meio de uma cerimônia religiosa, concretiza-se um ritual baseado nos mitos que originaram a comunidade, realizando o sacrifício do bode expiatório. Os indivíduos considerados bodes expiatórios são os que não correspondem aos padrões sociais, obtendo características consideradas impróprias. Por intermédio do sacrifício, o sujeito se torna vítima sacrificial e liberta a violência que assombra a comunidade. Após a morte da vítima, esta é cultuada, porque impediu que os membros do conjunto social desencadeassem um conflito generalizado. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é compreender como a violência e a religião estão conectadas com o mecanismo do bode expiatório sob o viés da teoria girardiana, utilizando do método bibliográfico e comparativo para investigar as trajetórias percorridas por Girard, bem como as diferenças instituídas entre as práticas sacrificiais nas comunidades originais e os aparatos vingativos nas sociedades complexas. O caráter da pesquisa é qualitativo, uma vez que a proposta é considerar os fatores e os pensadores que tiveram influência durante o desenvolvimento de sua teoria.
French intellectual René Girard, in contact with different areas of knowledge, developed investigations about human violence presente in communities in line with the religious phenomenon and with the selectivity of scapegoats. When performing na anthropological reaging of biblical and greek myths, he identifies the violent cyclical movement constantly reproduced by the communities. Girard observes that people are endowed with mimetic desires, always needing a model to imitate their object of desire, constituting a triangular relationship – composed of the subject, the model and the object – which always gives rise to a dispute. Competition between individuals triggers rivalry, which results in bloody conflicts. So that society does not establish violence, religion, as social coercion, introduces laws that repress social violence and maintain order. However, the subjects, by repressing their desires, internalize the violence that needs to be released. Then, through a religious ceremony, a ritual based on the myths that originated the community takes place, performing the sacrifice of the scapegoat. Individuals considered scapegoats are those who do not correspond to social standards, obtaining characteristics considered inappropriate. Through sacrifice, th subject becomes a sacrificial victim and releases the violence that haunts the community. After the victim’s death, she is worshiped because she prevented the members of the social groups from triggering a generalizes conflict. Thus, the objective of the research is to understand how violence and religion are connected with the scapegoat mechanism under the bias of the Girard theory, using the bibliographic and comparative method to investigate the trajectories followed by Girard, as well as the diferences established between the sacrificial practices in the original communities and the vengeful apparatuses in te complex societies. The character of the research is qualitative, since the proposal is to consider the factors and thinkers in who had an influence during the development of its theory.