dc.contributor.advisor | Franzolin, Cláudio José | |
dc.contributor.author | Zerbini, Fernanda Brancalioni | |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T13:55:55Z | |
dc.date.available | 2022-04-08T13:55:55Z | |
dc.date.issued | 2021-12-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16551 | |
dc.description.abstract | O acelerado envelhecimento no Brasil, aliado à concentração populacional em centros
urbanos, exige das cidades um novo papel, mais acessível e igualitário a todos, que
contemple os direitos das pessoas mais vulneráveis e excluídas, dentre as quais esta
pesquisa elegeu a pessoa idosa. Assim, a presente dissertação busca analisar a
importância da mobilidade urbana acessível para a promoção de direitos humanos da
pessoa idosa e para a construção de cidades mais sustentáveis, nas quais as
demandas e as necessidades dessa categoria populacional possam ser atendidas.
Levanta-se a hipótese de que novas políticas públicas de mobilidade que atendam
aos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana, tais como aos da
acessibilidade universal e da segurança dos deslocamentos, seriam imprescindíveis
para o avanço da sustentabilidade, proclamada pelos Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável da Agenda 2030. Para desenvolver referida problemática, esta pesquisa
trará conceitos teórico-dogmáticos de cidades sustentáveis, de sustentabilidade
social, de políticas públicas, além do direito de mobilidade urbana, sob o panorama
normativo interno e internacional, com ênfase na Agenda 2030, na Nova Agenda
Urbana (Habitat III), na Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos dos
Idosos e no Guia Global da Organização Mundial da Saúde, Cidade Amiga do Idoso.
Referida abordagem será fundamentada com dados empíricos e científicos, com
exemplos concretos de boas práticas em mobilidade urbana, buscando-se demonstrar
a imprescindibilidade desta para a construção de cidades mais sustentáveis, nos
termos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável n.° 11. Para o desenvolvimento
deste trabalho, será empregado o método hipotético-dedutivo idealizado por Karl
Popper, pelo qual a hipótese-problema restará provisoriamente confirmada caso
resista aos testes de falseamento. Estes, por sua vez, serão formulados com base em
argumentos advindos de revisão bibliográfica de obras e de artigos relacionados ao
tema, análise de casos concretos, bem como de legislação, jurisprudência e relatórios
técnicos pertinentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The accelerated aging in Brazil, combined with the population concentration in urban
centers, demands a new role from cities, more accessible and egalitarian to all, which
contemplates the rights of the most vulnerable and excluded people, among which this
research elected the older person. Thus, this dissertation seeks to analyze the
importance of accessible urban mobility for the promotion of human rights of the older
person and for the construction of more sustainable cities, in which the demands and
needs of this population category can be met. It raises the hypothesis that new public
mobility policies that meet the principles of the National Urban Mobility Policy, such as
universal accessibility and travel safety, would be essential for the advancement of
sustainability, proclaimed by the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda.
To develop this problem, this research will bring theoretical-dogmatic concepts of
sustainable cities, social sustainability, public policies, in addition to the right of urban
mobility, under the internal and international normative landscape, with emphasis on
the 2030 Agenda, the New Urban Agenda (Habitat III), the Inter-American Convention
on the Protection of the Rights of the Elderly and the World Healthy Organization’s
Global Guide, Age-Friend City. This approach will be based on empirical and scientific
data, with concrete examples of good practices in urban mobility, seeking to
demonstrate the imprescindibility of this for the construction of more sustainable cities,
according to Sustainable Development Objectives n°. 11. For the development of this
work will be used the hypothetical-deductive method idealized by Karl Popper, by
which the problem hypothesis will be provisionally confirmed, if it resists the falsehood
tests. These, in turn, will be formulated on the basis of arguments arising from
bibliographic review of works and articles related to the subject, analysis of concrete
cases, as well as relevant legislation, jurisprudence and technical reports. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Direitos da pessoa idosa | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana acessível | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Cidades sustentáveis | pt_BR |
dc.subject | Rights of the elderly | pt_BR |
dc.subject | Accessible urban mobility | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.subject | National Urban Mobility Policy | pt_BR |
dc.subject | Sustainable cities | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana para cidades sustentáveis: pressuposto à promoção de direitos humanos com ênfase na pessoa idosa | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5848434522344965 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0120973253492591 | pt_BR |
puc.referee | Barletta, Fabiana Rodrigues | |
puc.referee | Mastrodi Neto, Josué | |
puc.refereeLattes | 8178451428131788 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6635472231072927 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |