dc.description.abstract | Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o acesso à internet como um modo
de garantir o direito constitucional à educação, seja através de seu reconhecimento
como direito fundamental, seja disponibilizando os meios necessários para sua
conexão, demonstrando as particularidades que a pandemia de COVID-19
evidenciou e agravou no seu decorrer, resultante da inércia na tomada de decisões.
Para esta análise utiliza-se do método dedutivo, pois, uma vez apreciados os
deveres e metas constitucionais para com a educação, em tempos excepcionais
como a da pandemia de Sars-Cov-2, no qual o contato social foi reduzido
expressivamente, em termos de isolamento social, o acesso à internet de qualidade,
oferecendo tanto o serviço em si quanto os dispositivos demandados, tornou-se o
meio mais seguro e eficaz tendo em vista os pormenores enfrentados desde o ano
de 2020 na educação brasileira. Nesse sentido, é importante considerar a
cooperação entre os entes públicos, porque, segundo a Carta Maior Brasileira, estes
são responsáveis pelo provimento da educação, sendo igualmente encarregados por
contornar as adversidades desse período excepcional que demanda uma atuação
conjunta e coordenada tanto da União, quanto dos Estados e Municípios e das
demais esferas da sociedade. Ainda assim, pauta-se esta pesquisa tanto na
bibliografia especializada sobre esta temática, contemplando algumas análises do
caso em foco, principalmente em estudos realizados pelo Congresso Nacional e pelo
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como também se observam as
metas constitucionais visando aos objetivos de desenvolvimento sustentável da
ONU (Agenda 2030). Por fim, a análise deste objeto permite consagrar a relação
entre as desigualdades educacionais e as desigualdades socioeconômicas que
evidentemente têm impacto direto no acesso à internet, haja vista que esta é a
principal via de realização do direito constitucional à educação, o qual tem vital
importância para os interesses nacionais, e relaciona tal temática com uma atuação
mais incisiva na área legislativa e na elaboração de políticas públicas, para que
sejam superados os empecilhos impostos pela pandemia de COVID-19 ao Sistema
Educacional Brasileiro. | pt_BR |