dc.description.abstract | O processamento auditivo central refere-se às habilidades auditivas, fundamentais
para a compreensão da linguagem e, posteriormente, para a aprendizagem da leitura
e escrita. Logo, é de extrema importância que o professor tenha conhecimento sobre o
assunto para realizar a conduta adequada com seus alunos. O objetivo do trabalho é
criar uma cartilha explicativa para professores e profissionais da educação. Para
elaboração do material foi realizada uma pesquisa utilizando as palavras chaves
“processamento auditivo central’’, “processamento auditivo central escolares’’,
“orientações de processamento auditivo central’’ e “transtorno do processamento
auditivo central’’. De acordo, com os critérios de inclusão, sendo: artigos que
priorizavam escolares, que possuíam orientações a pais e cuidadores, que discorriam
sobre o PAC, TPAC, orientações e processo terapêutico e publicações no idioma
português (PT-BR) e inglês. Os critérios de exclusão foram: artigos que incluíssem no
tema transtornos, que não estivessem integralmente online e que estivessem
duplicados na mesma plataforma ou em outras. Logo, foram selecionados 8 artigos, 2
dissertações e 5 livros do acervo da biblioteca da universidade PUC-Campinas. A
cartilha possui linguagem adaptada da técnica científica, foi desenvolvida na
plataforma Canva e o material teórico foi disposto de maneira ilustrativa. A mesma
possui 26 páginas e o conteúdo está disposto em cinco capítulos, com ilustrações. Ao
final, foi enviado a três juízes, para avaliação de coerência. Em relação aos resultados,
a cartilha possui capa, contracapa, sumário e o desenvolvimento dos tópicos. O tópico
um, explica o sistema auditivo periférico e central, processo e desenvolvimento
auditivo infantil. O tópico dois descreve o que é o processamento auditivo central, a
função do sistema auditivo, as habilidades auditivas e aquisição das mesmas. O que é
o transtorno do processamento auditivo central está exposto no terceiro tópico, as
dificuldades diárias dos escolares, sinais comportamentais e o subperfil primário e
secundário. Os sinais e sintomas que o escolar apresenta, quando tem diagnóstico de
TPAC, resume-se no tópico quatro. Finalizando, no tópico cinco, há sugestões para os
pais e educadores de atitudes a serem tomadas. Dessa forma, a cartilha retrata
assuntos importantes acerca do transtorno do processamento auditivo central, a fim
de esclarecer aos professores o impacto na vida do escolar. | pt_BR |