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dc.contributor.advisorBrocchi, Beatriz Servilha
dc.contributor.authorAndreolli, Carolina Vieira
dc.contributor.authorZanco, Vitória Henrique
dc.date.accessioned2022-04-12T15:33:00Z
dc.date.available2022-04-12T15:33:00Z
dc.date.issued2021-11-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16569
dc.description.abstractA consciência fonológica (CF) é um conjunto de habilidades, desde a simples concepção global do tamanho da palavra, semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. O período de alfabetização é excelente para auxiliar no desenvolvimento da CF, visto que a primeira infância é marcada pela entrada da criança na escola. Nesta fase, as crianças são estimuladas, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a gerar descobertas e se prepararem para iniciar o processo de alfabetização. Pensando na escassez de recursos digitais para treino de consciência fonológica, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo lúdico de treino das habilidades de rima, aliteração, consciência silábica e fonêmica para o público infantil. Método: Utilizou-se a ferramenta “power point” para a montagem do jogo, inserindo se imagens, animações e áudios representando a voz dos personagens. As imagens dos personagens foram utilizadas do aplicativo “Canva” e as demais imagens do jogo retiradas do site “Pixabay”, o qual não necessita de direitos autorais. Todo o jogo foi pensado no público infantil, sendo interativo e lúdico e dividido em quatros partes principais, as quais cada uma representa um componente da consciência fonológica. Resultados: O jogo foi desenvolvido seguindo um tema/cenário diferente para cada habilidade da consciência fonológica. Para a rima, o tema escolhido foi “shopping”, o qual contém, nas páginas principais e nas demais, 10 figuras as quais as crianças devem identificar a rima com a imagem principal. Para a aliteração o tema é “supermercado”, o qual apresenta 10 figuras principais e a criança deve identificar quais começam com o mesmo segmento sonoro. Na consciência silábica foi desenvolvido um “parque”, o qual contém várias figuras e a criança deve separá-las em sílabas. Para a consciência fonêmica, o tema foi “sorveteria” e, ao clique no carrinho de sorvete, emitirá um som que deve ser relacionado pela criança com a figura que comece com o relativo ruído. Conclusão: O jogo “As aventuras dos irmãos atura” foi desenvolvido com o intuito de auxiliar na terapia fonoaudiológica de forma lúdica, trabalhando as habilidades da consciência fonológica através de quatro jogos com temas de interesse infantil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectTerapia Fonoaudiológicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.titleElaboração de jogos que auxiliam terapia de consciência fonológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesnapt_BR
puc.advisorLattesnapt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFonoaudiologiapt_BR


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