dc.description.abstract | A consciência fonológica (CF) é um conjunto de habilidades, desde a
simples concepção global do tamanho da palavra, semelhanças fonológicas entre as
palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. O período de
alfabetização é excelente para auxiliar no desenvolvimento da CF, visto que a primeira
infância é marcada pela entrada da criança na escola. Nesta fase, as crianças são
estimuladas, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar as suas capacidades
motoras e cognitivas, a gerar descobertas e se prepararem para iniciar o processo de
alfabetização. Pensando na escassez de recursos digitais para treino de consciência
fonológica, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo lúdico de treino das
habilidades de rima, aliteração, consciência silábica e fonêmica para o público infantil.
Método: Utilizou-se a ferramenta “power point” para a montagem do jogo, inserindo se imagens, animações e áudios representando a voz dos personagens. As imagens
dos personagens foram utilizadas do aplicativo “Canva” e as demais imagens do jogo
retiradas do site “Pixabay”, o qual não necessita de direitos autorais. Todo o jogo foi
pensado no público infantil, sendo interativo e lúdico e dividido em quatros partes
principais, as quais cada uma representa um componente da consciência fonológica.
Resultados: O jogo foi desenvolvido seguindo um tema/cenário diferente para cada
habilidade da consciência fonológica. Para a rima, o tema escolhido foi “shopping”, o
qual contém, nas páginas principais e nas demais, 10 figuras as quais as crianças
devem identificar a rima com a imagem principal. Para a aliteração o tema é
“supermercado”, o qual apresenta 10 figuras principais e a criança deve identificar
quais começam com o mesmo segmento sonoro. Na consciência silábica foi
desenvolvido um “parque”, o qual contém várias figuras e a criança deve separá-las
em sílabas. Para a consciência fonêmica, o tema foi “sorveteria” e, ao clique no
carrinho de sorvete, emitirá um som que deve ser relacionado pela criança com a
figura que comece com o relativo ruído. Conclusão: O jogo “As aventuras dos irmãos
atura” foi desenvolvido com o intuito de auxiliar na terapia fonoaudiológica de forma
lúdica, trabalhando as habilidades da consciência fonológica através de quatro jogos
com temas de interesse infantil. | pt_BR |