dc.contributor.advisor | Oliveira, Iara Bittante de | |
dc.contributor.author | Santos, Ana Flávia Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T18:20:34Z | |
dc.date.available | 2022-04-12T18:20:34Z | |
dc.date.issued | 2021-11-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16576 | |
dc.description.abstract | Sendo a comunicação a base da interação social, é de grande
importância que os sujeitos que apresentam alguma incapacidade de se comunicar
verbalmente encontrem um meio alternativo para estabelecer conexões com outros
indivíduos e com o mundo. A Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA pode
ser um meio para que esses sujeitos consigam se expressar. O fonoaudiólogo, é o
profissional responsável por estabelecer a CSA através de uma conduta
personalizada, que visa atingir às necessidades dos pacientes. Objetivo: Este
estudo tem por objetivo caracterizar a comunicação alternativa utilizada por
fonoaudiólogos com sujeitos em que a linguagem oral não foi efetiva. Método: A
partir das combinações dos descritores encontrados, foram obtidos na amostra
n=124 artigos, que após leitura dos títulos se tornaram n=14. Após este processo
foram excluídos os artigos duplicados e por fim foram selecionados n=7 artigos para
compor o estudo. Os critérios de inclusão para seleção foram: ser um artigo
científico original, em português, dos últimos 15 anos, terapia realizada por um
fonoaudiólogo em crianças. Resultados: Foram encontrados no total oito artigos
que relataram a atuação fonoaudiológica fazendo uso de Comunicação Suplementar
e Alternativa. Os estudos envolveram participantes na faixa etária de 2 a 20 anos, de
ambos os sexos, com predomínio de diagnóstico de paralisia cerebral, transtorno do
espectro autismo e deficiência intelectual. O tipo de comunicação suplementar e
alternativa mais utilizada pelos estudos foi o PECS (Picture Exchange
Communication System) atualizado. Conclusão: Foi possível observar que o tipo de
comunicação alternativa mais encontrado nos estudos sobre paralisia cerebral,
transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e apraxia de fala foi o PECS
adaptado, uma ferramenta que tem como intuito promover a interação com o meio
através do desenvolvimento da comunicação. O PECS por ser um material de baixa
tecnologia, possui um custo mais acessível que permite ser acessado por uma maior
população. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Auxiliares de Comunicação para pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Comunicação não verbal | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Apraxias | pt_BR |
dc.title | Comunicação suplementar e alternativa em fonoaudiologia: revisão integrativa de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | na | pt_BR |
puc.advisorLattes | na | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |