dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Porto, Annelise Klettenberg | |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T14:07:11Z | |
dc.date.available | 2022-04-29T14:07:11Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16583 | |
dc.description.abstract | A concepção da adolescência é um constructo social que se instalou como um ritual de
transição da infância para a vida adulta, o qual pode desencadear comportamentos de risco no
adolescente. Por outro lado, a adolescência pode ser vivida sem muitos problemas dependendo
do contexto em que o adolescente está inserido. As concepções que os adolescentes têm sobre
o que é a adolescência podem guiar as expectativas que eles têm deles mesmos e a forma como
eles se comportam durante essa fase do desenvolvimento. O Brasil é um país diversificado
cultural e socioeconomicamente, portanto, pode-se pensar que as concepções sobre a
adolescência de um adolescente de escola pública sejam diferentes das de um adolescente de
escola particular. Essas concepções podem intervir no desenvolvimento, tornando o
comportamento do adolescente respostas para as expectativas sociais negativas. Portanto, o
objetivo deste estudo foi investigar as diferenças entre as concepções de adolescência de
estudantes de escolas particular e pública. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo
exploratório, no qual participaram 52 adolescentes, estudantes do Ensino Fundamental II. Os
participantes foram divididos em dois grupos, 33 estudantes de três escolas públicas e 24
estudantes de uma escola particular, de três cidades do interior do estado de São Paulo. Para a
coleta de dados, foi utilizado o Questionários de Dados Sociodemográficos, o Questionário de
Critério de Classificação Econômica Brasil, o Questionário Aberto sobre Concepções de
Adolescentes e a Entrevista Semiestruturada sobre Concepções de Adolescentes. Os dados do
Questionário Aberto foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial e os da
Entrevista Semiestruturada foram analisados por meio de análise temática. Os resultados deste
estudo demonstraram que todos os adolescentes perceberam que as características corporais
são padrões na adolescência. O desenvolvimento cerebral foi citado como uma característica
que se manifesta em todos os adolescentes, porém, as capacidades despertadas podem ser
diferentes entre o sexo feminino e masculino. Os resultados indicaram algumas diferenças no
desenvolvimento emocional, tanto em relação ao tipo de escola quanto ao gênero: os
adolescentes de escolas pública mencionaram mais extroversão, os de escola particular mais
introversão e as participantes de ambas as escolas mencionaram a timidez. O desenvolvimento
social foi percebido de forma mais ativa pelos participantes do sexo masculino, de escolas
públicas. Os resultados também mostraram que as origens das concepções de adolescência dos
adolescentes são fruto de experiências que são contadas para eles por pessoas mais velhas,
como os pais ou irmãos. Por fim, os resultados indicaram que os participantes pensam que as
oportunidades que a sociedade oferece para os adolescentes de escolas particulares são
diferentes das oferecidas para os de escolas públicas e que essa diferença pode influenciar na
percepção que o adolescente tem sobre a concepção de adolescência | pt_BR |
dc.description.abstract | The conception of adolescence is a social construct that has established itself as a transition
ritual from childhood to adulthood, which can trigger risky behaviors in adolescents. On the
other hand, adolescence can be lived without many problems depending on the context in which
the teenager is inserted. The conceptions that adolescents have about what adolescence is can
guide the expectations they have of themselves and the way they behave during this phase of
development. Brazil is a culturally and socioeconomically diverse country, therefore, it can be
thought that the conceptions of adolescence of a teenager in a public school are different from
those of a teenager in a private school. These conceptions can intervene in development,
making adolescent behavior responses to negative social expectations. Therefore, the aim of
this study was to investigate the differences between the conceptions of adolescence of students
from private and public schools. For this, an exploratory qualitative study was carried out, in
which 52 teenagers, students of Elementary School II participated. Participants were divided
into two groups, 33 students from three public schools and 24 students from a private school,
from three cities in the interior of the state of São Paulo. For data collection, the
Sociodemographic Data Questionnaire, the Brazil Economic Classification Criteria
Questionnaire, the Open Questionnaire on Adolescent Conceptions and the Semi-structured
Interview on Adolescent Conceptions were used. Data from the Open Questionnaire were
analyzed using categorical content analysis and those from the Semi-structured Interview were
analyzed using thematic analysis. The results of this study showed that all adolescents
perceived that body characteristics are patterns in adolescence. Brain development was cited
as a characteristic that is manifested in all adolescents, however, the abilities aroused may be
different between females and males. The results indicated some differences in emotional
development, both in relation to the type of school and gender: adolescents from public schools
mentioned more extroversion, those from private schools more introversion and participants
from both schools mentioned shyness. Social development was more actively perceived by
male participants from public schools. The results also showed that the origins of adolescents'
conceptions of adolescence are the result of experiences that are told to them by older people,
such as parents or siblings. Finally, the results indicated that the participants think that the
opportunities that society offers to adolescents from private schools are different from those
offered to those from public schools and that this difference can influence the perception that
adolescents have about the conception of adolescence. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento do adolescente | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Classe social | pt_BR |
dc.subject | Adolescent development | pt_BR |
dc.subject | Elementary school students | pt_BR |
dc.subject | Social class | pt_BR |
dc.title | Concepções de adolescência: um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptions of adolescents: a study on receptions in different types of schools | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1373657369409991 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
puc.referee | Mendes, Alexandra Maria Dantas de Castro Araujo | |
puc.refereeLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
puc.refereeLattes | -- | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |