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dc.contributor.advisorReal, Victor Kraide Corte
dc.contributor.authorVarani, Eduardo Costa Couto
dc.contributor.authorPizzato, Pedro Afonso Feliciano
dc.contributor.authorCordeiro, Renato Alasmar
dc.date.accessioned2022-09-21T14:29:04Z
dc.date.available2022-09-21T14:29:04Z
dc.date.issued2021-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16663
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos videogames e criar ferramentas que promovam alternativas aos problemas sistêmicos presentes na indústria dos jogos eletrônicos em termos de inclusão e de curva de aprendizado por parte dos usuários. A indústria dos videogames tem experienciado um incomparável crescimento e desenvolvimento desde sua incepção há quase 50 anos, porém com esse crescimento veio também um inevitável aumento na complexidade da mídia, e se tratando de videogames, existe um maior nível de interatividade esperado do usuário para/com a mídia. Logo, criou-se uma íngreme barreira de entrada para os usuários que não acompanharam o desenvolvimento constante da mídia no seu curto período de tempo. Uma parcela do público foi deixada de lado, e para essa parcela, criou-se um estigma sobre a dificuldade e complexidade de videogames como um hobbie. Para sanar as dificuldades destes usuários, utilizando-se da metodologia do Design Thinking, o projeto GG - Great Guidance propõe o desenvolvimento de uma interface digital de feedback, que permita com que o usuário receba orientações visuais do seu controle e de suas ações durante o jogo, por meio de uma interface customizável às suas preferências, permitindo que usuários mais visuais tenham mais facilidade de se acostumar com o layout de um controle de videogame com o mínimo de perda de foco na experiência do jogo. Para resolver o problema da falta de acessibilidade nas interfaces atuais, propomos o desenvolvimento de um Ebook técnico sobre princípios de Design de Interfaces aplicado para game designers, facilitando o desenvolvimento de interfaces mais inclusivas e HUDs mais claraspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesign digitalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectUI/Upt_BR
dc.titleGG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesNApt_BR
puc.advisorLattesNApt_BR
puc.refereeLattesNApt_BR
puc.centerCentro de Linguagem e Comunicação (CLC)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramDesign Digitalpt_BR


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