A abordagem da economia comportamental nas políticas públicas e o caso da vacinação contra a covid-19.
Abrir arquivo
Autor
Ferreira, João Pedro Cunha Mendes
Orientador
Borges, Izaias de CarvalhoData de publicação
20/12/2021Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho se baseia no estudo da Economia Comportamental e suas possíveis aplicações, a partir do paradigma desenvolvido pela teoria econômica neoclássica de que os agentes econômicos são seres racionais e tomam decisões ao calcular possíveis ganhos e perdas. Busca, através da pesquisa bibliográfica e documental apresentar, como a Economia Comportamental se desenvolveu, e seus principais conceitos, como as heurísticas e vieses cognitivos, e, a Teoria da Perspectiva, desenvolvidos por Amos Tversky e Daniel Kahneman. A partir disso, são apresentadas as possíveis aplicações da disciplina ao se relacionar com as políticas públicas para influenciar a tomada de decisão dos agentes econômicos. Isto é feito com base nos conceitos de nudging e arquitetura de escolhas. Por fim, é apresentado como a Economia Comportamental pode ser útil para fomentar as taxas de adesão por parte dos indivíduos na vacinação contra a COVID-19. From the perspective of the neoclassical economic theory axiom that economic agents
are completely rational beings and make decisions calculating their possible gains and
losses, this paper work is based on the study of Behavioral Economics and how it can
be applied to public policies. It aims to describe how the Behavioral Economics field
was developed, its main concepts, like heuristics and cognitive biases, and the
Prospect Theory, developed by Amos Tversky and Daniel Kahneman. From this
starting point, relating to economic public policies, it’s shown how Behavioral
Economics can be used to influence economic agents’ decision making using the
concepts of nudging and choice architecture. Lastly, it’s also shown how these
concepts presented can be useful to promote individuals to vaccinate against COVID19 and increase vaccination rates.
Palavras-chave
Economia comportamentalNudges
Arquitetura de escolhas
Políticas públicas
Paternalismo libertário
Covid-19
Behavioral economics
Rationality
Choice architecture
Public policies
Libertarian paternalism