dc.contributor.advisor | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
dc.contributor.author | Sousa, Larissa Castelhão de | |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T12:31:45Z | |
dc.date.available | 2023-02-13T12:31:45Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16712 | |
dc.description.abstract | A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que
divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos
profissionais de psicologia passa a ser comprometida com o desenvolvimento integral das
crianças em interação com a comunidade, buscando também romper com o ciclo de
desigualdades, estereótipos sociais e opressões. É preciso criar condições para que conteúdos
pedagógicos sejam internalizados, fomentem o pensamento crítico, a autonomia e a
participação social, política e cultural. Para Vigotski, o processo de construção de
conhecimento, tendo como referência o contexto social, é possível na interação com o
ambiente sociocultural, historicamente construído). A escola deve propiciar uma formação
humanizada favorecendo ao sujeito seu desenvolvimento integral, e nesse caso, a avaliação
escolar assume uma função social importante, como um instrumento capaz de marcar o
processo de desenvolvimento das crianças. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a
relação entre a avaliação escolar e desenvolvimento integral de estudantes de 6º. ano. Foram
analisados os registros dos diários de campo da pesquisadora referente às discussões
realizadas com estudantes de uma turma de 6º ano, duas entrevistas semiestruturadas com
dois estudantes e uma professora. As discussões realizadas com a professora investigaram
como ela planeja e realiza a avaliação em relação com o desenvolvimento de seus estudantes.
Já com estudantes, fatores relevantes relacionados ao método avaliativo da escola,
possibilitando um espaço de reflexão sobre perspectivas e sentimentos em relação ao
processo de avaliação. Observou-se que há relação entre o processo de avaliação para a
aprendizagem e o desenvolvimento integral, mas ainda não é bem explorada. Conclui-se que
há diversas formas de construir o processo estando a serviço da aprendizagem, considerando
a ética profissional e a subjetividade do estudante. | pt_BR |
dc.description.abstract | Psychology historically entered the school with the function of “adjusting” students who
differed from what would be a standard profile. From a critical perspective, the performance
of psychology professionals becomes committed to the integral development of children in
interaction with the community, seeking to break with the cycle of inequalities, social
stereotypes and oppression. It is necessary to create conditions for pedagogical contents to be
internalized, to encourage critical thinking, autonomy and social, political and cultural
participation. Understanding that the school should provide a humanized formation favoring
the individual's integral development, school evaluation was reflected with an important
social function, as an instrument capable of marking the children's development process. The
research’s objective was to understand the relationship between school assessment and the
integral development of 6th grade students. The records of the researcher's field diaries
referring to discussions held with students from a 6th grade class and semi-structured
interviews with students and teacher were analyzed. The discussions held with the teacher
investigated the planning and application of the assessment. With students, relevant factors
related to the school's evaluation method, providing a space for reflection on perspectives and
feelings in relation to the evaluation process. It was observed that there is a relationship
between the assessment process for learning and integral development, but it is not yet well
explored. It is concluded that there are several ways to build the process at the service of
learning, considering professional ethics and the student's subjectivity. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Integral | pt_BR |
dc.subject | School Assessment | pt_BR |
dc.subject | School Psychology | pt_BR |
dc.subject | Integral Development | pt_BR |
dc.title | Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes | pt_BR |
dc.title.alternative | Psychology and Integral Development: Rethinking School Assessment in the Perspective of Students | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6598039118064651 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.referee | Kawamura, Eduardo Alessandro | |
puc.referee | Sant'Ana, Izabella Mendes | |
puc.refereeLattes | 8414504892188884 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7860235863062183 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |