dc.contributor.advisor | Wechsler, Solange Muglia | |
dc.contributor.author | Scarparo, Maria Julia Bernardes | |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T13:00:12Z | |
dc.date.available | 2023-02-13T13:00:12Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16713 | |
dc.description.abstract | A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas
na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância.
Vários profissionais da educação se viram diante do grande desafio de motivar os alunos a
persistir nos estudos, visto que muitos vêm de famílias com condições econômicas difíceis, sem
acesso a recursos digitais, dificultando seu envolvimento no processo de educação à distância.
Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência da pandemia da COVID-19
sobre as estratégias criativas de ensino dos professores nos anos de 2020 a 2022. O estudo foi
dividido em três etapas. A primeira etapa foi a construção de um questionário para analisar a
influência da pandemia da COVID-19 sobre as estratégias criativas de ensino dos professores.
O segundo estudo analisou a autopercepção criativa de ensino dos professores durante a
pandemia da COVID-19. E o terceiro estudo visou identificar as diferenças de estratégias de
ensino criativas utilizadas pelos professores antes e após a pandemia. A amostra foi composta
por 24 professores, de ambos os sexos, que atuam no Ensino Fundamental I de escolas públicas
no interior do estado de São Paulo. Esses participantes foram contatados e convidados pelos
diretores das escolas, e também foram convidados três alunos da pós graduação em psicologia
como juízes que auxiliaram na investigação da análise de conteúdo do questionário que foi
desenvolvido pela pesquisadora. O instrumento utilizado foi um questionário com 13 perguntas
sobre os seguintes temas: estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, suporte das
escolas para com os profissionais e os desafios enfrentados na prática docente durante a
COVID-19 nos anos de 2020 a 2022. O método de análise do questionário foi qualitativo quantitativo visando obter concordância sobre os temas. Os resultados obtidos demonstraram
que as barreiras criativas que mais predominaram entre professores referiam-se ao uso da
tecnologia para dar aulas, à elaboração de aulas criativas online e ao desenvolvimento de novos
métodos de ensino. Conclui-se que os professores tiveram dificuldades para utilizar estratégias
criativas de ensino durante a pandemia de COVID-19, e a existente necessidade de apoio
institucional para auxiliar os professores a superar esta fase. | pt_BR |
dc.description.abstract | The COVID-19 pandemic impacted on several social, economic, and psychological changes in
society, making it an urgent situation, requiring adaptation to distance learning. Several
education professionals were faced with the great challenge of motivating students to persist in
their studies, since many come from families with difficult economic conditions, without access
to digital resources, which made it difficult for them to get involved in the distance education
process. Therefore, this work aims to analyze the influence of the COVID-19 pandemic on the
creative teaching strategies of teachers in the years 2020 to 2022. The study was divided into
three stages. The first study comprised the construction of a questionnaire to analyze the
influence of the COVID-19 pandemic on the creative teaching strategies of teachers. The
second study analyzed teachers' creative self-perception of teaching during the COVID-19
pandemic. And the third study aimed to identify the differences in creative teaching strategies
used by teachers before and after the pandemic. The sample consisted of 24 teachers, of both
genders, who work in Elementary School I of public schools in the interior of the state of São
Paulo. These participants were contacted and invited by the directors of the schools, and three
graduate students in psychology were also invited as judges who helped in the investigation of
the content analysis of the questionnaire developed by the researcher. The instrument developed
was a questionnaire with 13 questions on the following topics: pedagogical strategies used by
teachers, support from schools to professionals and the challenges faced in teaching practice
during COVID-19 in the years 2020 to 2022. The employed method of analysis was qualitative quantitative in order to obtain agreement among the themes. The results demonstrated the
creative barriers that predominated among the teachers related to the use of technology to
minister classes, in the elaboration of creative classes online and in the development of new
teaching methods. It is concluded that teachers had difficulties using creative teaching strategies
during COVID-19, and the existing need of institutional support to help teachers overcome this
phase. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | pandemia | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | estratégias criativas | pt_BR |
dc.subject | pandemic | pt_BR |
dc.subject | education | pt_BR |
dc.subject | creative strategies | pt_BR |
dc.title | Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Creative teacher strategies in the Covid-19 pandemic | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5237418401482535 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8649532766623043 | pt_BR |
puc.referee | Soligo, Ângela Fátima | |
puc.referee | Nakano, Tatiana de Cássia | |
puc.refereeLattes | 8092049870780985 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4843595011450111 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |