Economia circular e competitividade: uma visão no setor de tapetes higiênicos para animais de estimação.
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Título alternativo
Circular economy and competitiveness: a vision in the pet sanitary mat sector.Autor
Orientador
Conti, Diego de MeloGonzalez, Ernesto Del Rosario SantibañezData de publicação
15/12/2022Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
SustentabilidadeDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O acelerado ritmo de urbanização, crescimento populacional e efeitos negativos resultantes das ações antrópicas, têm causado desafios econômicos, ambientais e sociais para a sustentabilidade do planeta. De forma a contrapor essa realidade, as empresas vêm buscando implementar processos mais eficientes para melhorar seu posicionamento competitivo, ao mesmo tempo que colaboram para um planeta mais justo e sustentável. A economia circular pressupõe uma ferramenta econômica regenerativa e restaurativa, com potencial de preservar o capital natural, ao mesmo tempo em que pode proporcionar vantagens competitivas. Nesse contexto, o objetivo principal dessa pesquisa foi investigar os processos e impactos competitivos da maior empresa fabricante de tapetes higiênicos para animais de estimação, com operações no Brasil, em função da transição para economia circular. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e de natureza qualitativa. Como resultados constatou-se que a adoção de práticas e investimentos alinhados ao conceito da economia circular pela empresa objeto do estudo de caso, possibilitou valorização e destaque da companhia em comparação com as demais empresas do setor, visto que a estratégia sustentável adotada proporcionou redução de custos e menor dependência de recursos naturais, ganhos de imagem em função da qualidade e durabilidade do produto, além de ganhos financeiros para a companhia. Assim, espera-se que esse trabalho possa guiar novos gestores, compromissados com a sustentabilidade.
The accelerated pace of urbanization, population growth and negative effects resulting from human actions have caused economic, environmental and social challenges for the sustainability throughout the world. In order to oppose this reality, companies have been seeking to implement more efficient processes to improve their competitive positioning, while collaborating for a fairer and more sustainable planet. The circular economy premises a regenerative and restorative economic tool, with the potential to preserve natural capital, while at the same time, providing competitive advantages. In this context, the main objective of this research was to investigate the processes and competitive impacts of the largest manufacturer of dog pads with operations in Brazil, due to the transition to a circular economy. The research is characterized as exploratory, and it includes both descriptive and qualitative nature. As a result, it was found that the adoption of practices and investments, aligned with the circular economy concept by the object company in the case study, enabled it to be valued and highlighted compared to other companies in the sector, whereas the sustainable strategy adopted provided a reduction in costs and less dependence on natural resources, improving the corporate image due to quality and product durability, in addition to financial gains for the company. Thus, it is expected this work can guide new managers, committed to sustainability.
Palavras-chave
SustentabilidadeEconomia Circular
Competitividade
Sustainability
Circular Economy
Competitiveness