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dc.contributor.advisorConti, Diego de Melo
dc.contributor.authorSartori, Siliane Vanessa
dc.date.accessioned2023-02-13T13:56:43Z
dc.date.available2023-02-13T13:56:43Z
dc.date.issued2022-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16717
dc.description.abstractA crescente degradação ambiental que está ocorrendo em todo mundo é uma realidade bastante preocupante, afinal a sobrevivência da humanidade depende da conservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado como forma de proteger a vida de todos. De tal modo, a Educação Ambiental apresenta-se como uma importante estratégia para mudança desse cenário, e pode ser vista como um processo educativo amparado nos princípios da sustentabilidade. Acredita-se que a prática da Educação Ambiental deve ser transversal ancorada na interdependência de diferentes áreas do saber. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de escolas da Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura situadas na Região Metropolitana de Campinas/SP, a fim de avaliar qual o alinhamento das práticas pedagógicas com a Resolução nº 2/2012 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória com abordagem qualitativa. Como procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujas fontes de dados estão em artigos científicos, livros e informações dispostas nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionário eletrônico, entre agosto e setembro de 2022, em três escolas participantes da Rede Escolas Associadas. Dentre os resultados da pesquisa constatou-se que a maior parte dos participantes reconhece a importância da formação continuada incluindo a Educação Ambiental. Outras práticas de apoio à Educação Ambiental adotadas pelas escolas referem-se à coleta seletiva, reciclagem e reutilização de resíduos, compostagem, o plantio de árvores. Diante dos resultados observa-se que existe um alinhamento entre as ações previstas no Projeto Político Pedagógico e as práticas adotadas no que está preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental.pt_BR
dc.description.abstractThe growing environmental degradation that is occurring around the world is a very worrying reality, after all the survival of humanity depends on the conservation of an ecologically balanced environment as a way of protecting everyone´s life. In this way, Environmental Education presents itself as an important strategy to change this scenario and can be seen as an educational process supported by the principles of sustainability. It is believed that the practice of Environmental Education should be transversal anchored in the interdependence of different areas of knowledge. Thus, this research aims to analyze the pedagogical practices of Environmental Education of schools of the Network of Associated Schools of the United Nations Educational, Science and Culture Organization located in the Metropolitan Region of Campinas/SP, in order to evaluate the alignment of pedagogical practices with Resolution No. 2/2012 establishing the National Curriculum Guidelines for Environmental Education. The research methodology is characterized as applied and exploratory with a qualitative approach. As technical procedures, it is a bibliographic and documentary research, whose data sources are in scientific articles, books and information arranged in the Political Pedagogical Projects of schools. Data collection was carried out with the application of an electronic questionnaire, between August and September 2022, in three schools participating in the Associated Schools Network. Among the survey results, it was found that most participants recognize the importance of continuing education including Environmental Education. Other practices to support Environmental Education adopted by schools refer to selective collection, recycling and reuse of waste, composting, tree planting. In view of the results, it is observed that there is an alignment between the actions foreseen in the Pedagogical Political Project and the practices adopted in what is recommended in the National Curriculum Guidelines for Environmental Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectRede PEApt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectPEA Networkpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Guidelines for Environmental Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.titleEducação ambiental: práticas pedagógicas em escolas da rede pea da unesco localizadas na região metropolitana de Campinas/SP.pt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education: pedagogical practices in UNESCO pea network schools located in metropolitan region of Campinas/SP.pt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes1756961083626237pt_BR
puc.advisorLattes2098643827162361pt_BR
puc.refereeBenedicto, Samuel Carvalho de
puc.refereeNeiman, Zysman
puc.refereeLattes8787788684633261pt_BR
puc.refereeLattes6435341856481082pt_BR
puc.centerCentro de Economia e Administração (CEA)pt_BR
puc.graduateProgramSustentabilidadept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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