dc.contributor.advisor | Conti, Diego de Melo | |
dc.contributor.author | Sartori, Siliane Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T13:56:43Z | |
dc.date.available | 2023-02-13T13:56:43Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16717 | |
dc.description.abstract | A crescente degradação ambiental que está ocorrendo em todo mundo é uma realidade bastante
preocupante, afinal a sobrevivência da humanidade depende da conservação de um meio
ambiente ecologicamente equilibrado como forma de proteger a vida de todos. De tal modo, a
Educação Ambiental apresenta-se como uma importante estratégia para mudança desse cenário,
e pode ser vista como um processo educativo amparado nos princípios da sustentabilidade.
Acredita-se que a prática da Educação Ambiental deve ser transversal ancorada na
interdependência de diferentes áreas do saber. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar
as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de escolas da Rede de Escolas Associadas da
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura situadas na Região
Metropolitana de Campinas/SP, a fim de avaliar qual o alinhamento das práticas pedagógicas
com a Resolução nº 2/2012 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Ambiental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória com
abordagem qualitativa. Como procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e
documental, cujas fontes de dados estão em artigos científicos, livros e informações dispostas
nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. A coleta de dados foi realizada com a aplicação
de questionário eletrônico, entre agosto e setembro de 2022, em três escolas participantes da
Rede Escolas Associadas. Dentre os resultados da pesquisa constatou-se que a maior parte dos
participantes reconhece a importância da formação continuada incluindo a Educação
Ambiental. Outras práticas de apoio à Educação Ambiental adotadas pelas escolas referem-se
à coleta seletiva, reciclagem e reutilização de resíduos, compostagem, o plantio de árvores.
Diante dos resultados observa-se que existe um alinhamento entre as ações previstas no Projeto
Político Pedagógico e as práticas adotadas no que está preconizado nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.description.abstract | The growing environmental degradation that is occurring around the world is a very worrying
reality, after all the survival of humanity depends on the conservation of an ecologically
balanced environment as a way of protecting everyone´s life. In this way, Environmental
Education presents itself as an important strategy to change this scenario and can be seen as an
educational process supported by the principles of sustainability. It is believed that the practice
of Environmental Education should be transversal anchored in the interdependence of different
areas of knowledge. Thus, this research aims to analyze the pedagogical practices of
Environmental Education of schools of the Network of Associated Schools of the United
Nations Educational, Science and Culture Organization located in the Metropolitan Region of
Campinas/SP, in order to evaluate the alignment of pedagogical practices with Resolution No.
2/2012 establishing the National Curriculum Guidelines for Environmental Education. The
research methodology is characterized as applied and exploratory with a qualitative approach.
As technical procedures, it is a bibliographic and documentary research, whose data sources are
in scientific articles, books and information arranged in the Political Pedagogical Projects of
schools. Data collection was carried out with the application of an electronic questionnaire,
between August and September 2022, in three schools participating in the Associated Schools
Network. Among the survey results, it was found that most participants recognize the
importance of continuing education including Environmental Education. Other practices to
support Environmental Education adopted by schools refer to selective collection, recycling
and reuse of waste, composting, tree planting. In view of the results, it is observed that there is
an alignment between the actions foreseen in the Pedagogical Political Project and the practices
adopted in what is recommended in the National Curriculum Guidelines for Environmental
Education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Rede PEA | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | PEA Network | pt_BR |
dc.subject | National Curriculum Guidelines for Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Practices | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: práticas pedagógicas em escolas da rede pea da unesco localizadas na região metropolitana de Campinas/SP. | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education: pedagogical practices in UNESCO pea network schools located in metropolitan region of Campinas/SP. | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1756961083626237 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2098643827162361 | pt_BR |
puc.referee | Benedicto, Samuel Carvalho de | |
puc.referee | Neiman, Zysman | |
puc.refereeLattes | 8787788684633261 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6435341856481082 | pt_BR |
puc.center | Centro de Economia e Administração (CEA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Sustentabilidade | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |