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dc.contributor.advisorBarros, Douglas Ferreira
dc.contributor.authorBottoni, Irineu José
dc.date.accessioned2023-02-14T12:16:17Z
dc.date.available2023-02-14T12:16:17Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16719
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi demonstrar que a caritas é a dimensão ética do cristianismo no pensamento de Gianni Vattimo. Para o filósofo Italiano, o reencontro com o cristianismo se deu ao estudar Nietzsche e Heidegger. O ponto de inflexão é o anúncio da “morte de Deus", descrito na obra: A Gaia Ciências, de Nietzsche, e o esquecimento do Ser na obra de Heidegger, na qual, para Vattimo, os filósofos citados denunciam os sintomas da decadência da humanidade, anunciam o fim da modernidade, o fim de uma era metafísica e todos os seus fundamentos últimos, depois de uma longa trajetória. Vattimo relaciona a violência diretamente à Metafísica trazida pelos valores absolutos, que nos levam ao niilismo e ao cristianismo secularizado. A “morte de Deus” abre também o tempo da Pós-modernidade, marca da superação da Modernidade dirigida pelos conceitos das grandes verdades. A Pós-modernidade abre caminho à tolerância e à diversidade, e possibilita o nascimento de uma ontologia hermenêutica que tem princípio na tradição cristã, na herança cristã que recebemos, e que deveríamos retransmitir. É a passagem do pensamento forte, metafísico, das crenças verdadeiras, ao pensamento debilitado (pensiero debole) a uma ontologia debole (débil). A relação entre filosofia (pensamento debilitado) e mensagem cristã só é possível na secularização, intrínseca à própria dinâmica de inserção cristã no mundo, portanto, parte do processo religioso. A secularização seria o debilitamento de fundamentos últimos, a ultrapassagem (Verwindung) da transcendência divina como força ameaçadora, que poderia nos levar à alteridade, ao simplesmente humano, ao outro. A metodologia aqui utilizada é uma análise hermenêutica nas obras de Vattimo, tendo como fonte primária principal a obra Crer que se crê - é possível ser cristão apesar da igreja? A pretensão deste trabalho é demonstrar que, na obra de Vattimo, a secularização é uma autêntica experiência religiosa, portanto, parte do cristianismo. Na era Pós-moderna, na época da ultrapassagem da metafísica, como descrita por Vattimo, no retorno da experiência religiosa que muitos vivem na sociedade atual, queremos afirmar que a caritas é a dimensão ética do Cristiano no pensamento de Gianni Vattimo.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to demonstrate that Caritas is the ethical dimension of Christianity in the thought of Gianni Vattimo. The reunion with Christianity took place for the Italian philosopher when studying Nietzsche and Heidegger. The turning point is the announcement of the "death of God", described in the work: The Gay Science, by Nietzsche, and the forgetting of Being in Heidegger's work, in which, for Vattimo, the cited philosophers denounce the symptoms of the decadence of humanity, announce the end of modernity, the end of a metaphysical era and all its ultimate foundations, after a long trajectory. Vattimo relates violence directly to Metaphysics brought by absolute values, which lead us to nihilism and secularized Christianity. "Death of God" also opens the time of post-modernity, a mark of the overcoming of Modernity driven by the concepts of great truths. Christian tradition, in the Christian heritage that we have received and that we should pass on. It is the passage from strong, metaphysical thought, of true beliefs, to weak thought (pensiero debole) to an ontology of declining. The relationship between philosophy (weak thought) and the Christian message is only possible in secularization, intrinsic to the dynamics of Christian insertion in the world, therefore, part of the religious process. Secularization would be the weakening of ultimate foundations, the distorting or “twisting” (Verwindung) of divine transcendence as a threatening force, which could lead us to alterity, to the simply human, to the other. The methodology used here is a hermeneutic analysis of Vattimo's works, having as its primary source the work Belief - is it possible to be a Christian despite the church? This work intends to demonstrate that, in Vattimo's work, secularization is an authentic religious experience, therefore, part of Christianity. In the post-modern conditions, in the age of the overcoming of metaphysics, as described by Vattimo, in the return of the religious experience that many live today, we want to affirm that Caritas is the ethical dimension of Christian in the thought of Gianni Vattimo.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCaritaspt_BR
dc.subjectSecularizaçãopt_BR
dc.subjectKênosispt_BR
dc.subjectPensiero debolept_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectVattimopt_BR
dc.subjectSecularizationpt_BR
dc.subjectWeak thoughtpt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.titleA “debilidade” da religião à luz do pensamento de Gianni Vattimopt_BR
dc.title.alternativeThe “weakness” of religion in the light of gianni vattimo's thoughtpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes5035689282456678pt_BR
puc.advisorLattes4396269727605413pt_BR
puc.refereePires, Frederico Pieper
puc.refereeGonçalves, Paulo Sérgio Lopes
puc.refereeLattes4770309851004817pt_BR
puc.refereeLattes6264934038329902pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramCiências da Religiãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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