dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lucia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Silva, Rayanne Veridiana Nunes da | |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T12:32:32Z | |
dc.date.available | 2023-03-07T12:32:32Z | |
dc.date.issued | 2023-01-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16731 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como principal objetivo a compreensão das vivências de adolescentes acerca
das formas de violência que perpassam suas vidas. A base teórica que o embasa é a Psicologia
Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Lev S. Vigotski. Sobre a violência, partimos de
sua compreensão como fenômeno complexo que incorpora as dimensões histórica e social. A
violência está presente nas relações que diminuem a potência de agir dos sujeitos a medida em
que faz circular afetos negativos que são apropriados por quem toma parte de situações em que
diferentes formas de manifestação da violência se presentifica. A adolescência é um momento
em que algumas das funções psicológicas superiores ganham um salto qualitativo no processo
de desenvolvimento do sujeito. Durante esse momento da vida o sujeito experiencia mais
situações, e a imaginação e o pensamento por conceito tomam outras dimensões com maior
possibilidade de abstração e desenvolvimento do pensamento científico. Com base no
materialismo histórico-dialético, a pesquisa foi construída na perspectiva qualitativa, de tipo
participativo, que dentro do grupo denominamos pesquisa-intervenção, visto que além de se
acessar os dados para a investigação, também se intenciona transformar o contexto investigado.
Durante a presença da pesquisadora na escola, diários de campo foram elaborados no processo
de registro das idas à escola e usados para a construção metodológica. Para a construção das
informações da análise foram realizados seis encontros presenciais com quatro turmas dos 8.os
anos. Para a análise foram utilizadas transcrições de gravações dos encontros. Neles foram
apresentados a música “Fermento pra Massa” do artista Criolo, um trecho de uma entrevista
do mesmo artista e a canção “AmarElo” do rapper Emicida, seguidas de discussões. Como
resultado observou-se diferentes formas de manifestação da violência segundo a percepção dos
participantes, as quais deram origem a três categorias. A violência que aparece como violência
X A violência que não aparece como violência; Formas de (re)produção da violência e A
potência da arte no enfrentamento à violência. As expressões artísticas utilizadas se revelaram
importantes ferramentas no favorecimento das manifestações das percepções dos estudantes,
nos levando a considerá-las como instrumentos para a atuação do psicólogo na escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the experiences of adolescents about the forms of violence that
permeate their lives. The theoretical basis that underpins it’s Historical-Cultural Psychology,
especially the concepts of Lev S. Vigotski. On violence, we start from its understanding as a
complex phenomenon that incorporates the historical and social dimensions. Violence is
present in relationships that diminish the power of action of the subjects to the extent that it
circulates negative affections that are appropriated by those who take part in situations in which
different forms of manifestation of violence are presented. Adolescence is a time when some
of the higher psychological functions gain a qualitative leap in the development process of the
subjects. During this moment of life the subject experiences more situations, and imagination
and thought by concept take other dimensions with greater possibility of abstraction and
development of scientific thought. Based on historical-dialectical materialism, the research was
constructed from a qualitative, participatory perspective, which within the group we call
intervention research, since in addition to accessing the data for the investigation, it is also
intended to transform the context investigated. During the presence of the researcher at the
school, field diaries were elaborated in the process of recording trips to school and used for
methodological construction. For the construction of the information of the analysis, six face to-face meetings were held with four classes of 8th grade. For the analysis, the transcriptions of
the recordings of the meetings were used. In them was presented the song "Fermento pra
Massa'' by the artist Criolo, an excerpt from an interview by the same artist and "AmarElo" by
rapper Emicida, followed by the discussion. As a result, different forms of manifestation of
violence were observed according to the perception of the participants, which gave rise to three
categories. Violence that appears as violence X Violence that does not appear as violence;
Ways of (re)production of violence and The power of art in coping with violence. The artistic
expressions used proved to be important tools in favoring the manifestations of students'
perceptions, leading us to consider them as instruments for the psychologist's performance in
school. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Adolescents | pt_BR |
dc.subject | Violence | pt_BR |
dc.subject | Public School | pt_BR |
dc.subject | Historical-Cultural Psychology | pt_BR |
dc.subject | School Psychology | pt_BR |
dc.title | A vivência da violência por adolescentes de uma escola pública: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.title.alternative | The experience of violence by adolescents in a public school: contributions from Historical-Cultural Psychology | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3718022751982353 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobos | |
puc.referee | Arinelli, Guilherme Siqueira | |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9719711764122153 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |