Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
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Título alternativo
Relations between art and activism in the work of Jota MombaçaAutor
Lopes, Jean
Orientador
Silva, Tarcisio TorresData de publicação
27/02/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa propôs entender como a artista e pesquisadora Jota Mombaça constrói aparatos artísticos que convergem para o centro de preocupações sociais, estéticas e experimentais, bem como contribuir para a compreensão de como esses aparatos se ligam entre si. Tanto na obra artística como na escrita e no ativismo de Mombaça, percebe-se um entroncamento de vias que se misturam umas às outras: performances experimentais embaralham-se com produções literárias e vídeos autorais; preocupações existenciais, de classe e de identidade dialogam com angústias diárias de uma artista, criando teias que ampliam questionamentos de sua relação com o mundo que a cerca. Para compreender a complexidade desse trabalho, foram realizadas leituras transversais com base em outros autores e artistas que lidam com questões relacionadas a performance, decolonialismo, identidade e racismo. Em seguida, analisou-se a obra artística de Jota Mombaça com base nos diálogos que cria com essas questões. Por fim, realizou-se uma análise de questões relativas ao corpo, com foco em fotografias publicadas pela artista no Instagram e na relação de sua obra com as noções de monstruosidade e de tempo do fim. Dessa forma, esta dissertação evidenciou como o trabalho artístico de Jota Mombaça traz significantes questionamentos a respeito dos labirintos comportamentais, estéticos e políticos no mundo contemporâneo. This research intended to understand how the artist and researcher Jota Mombaça builds artistic apparatuses that converge to the center of social, aesthetic, and experimental concerns, as well as to contribute to the understanding of how such apparatuses connect with each other. Both in Mombaça's artistic work and in her writing and activism, a junction of mixed pathways can be noticed: experimental performances are shuffled with literary productions and authorial videos; existential, class and identity concerns dialogue with daily anxieties of a artist, creating webs that lead to broader questionings about her relationship with the world around her. In order to understand the complexity of such work, transversal readings were conducted based on other authors and artists dealing with issues related to performance, decolonialism, identity and racism. Then, the artistic work of Jota Mombaça was analyzed based on the dialogues she creates with these issues. Lastly, an analysis of issues related to the body was carried out, focusing on photographs published by the artist on Instagram and the relationship of her work with the notions of monstrosity and end time. Thus, this dissertation underlined how Jota Mombaça's artistic work brings meaningful questions about behavioral, aesthetic, and political labyrinths in the contemporary world.
Palavras-chave
PerformanceAudiovisual Independente
Artes Visuais
Decolonialismo
Jota Mombaça
Performance
Independent Audiovisual
Visual Arts
Decolonialism