dc.contributor.advisor | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
dc.contributor.author | Freitas, Jessica Aparecida Paulino | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:03:42Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T14:03:42Z | |
dc.date.issued | 2023-02-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16782 | |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia tradicional da Aula
Expositiva e as metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e PBL, visando
identificar limites e potências em relação ao uso das metodologias e seus efeitos
para a formação de alunos no ensino superior, elegendo dois núcleos temáticos:
a autonomia e a formação de sujeitos críticos. O estudo tem fundamentação
teórica no Materialismo Histórico-Dialético e na Teoria Histórico-Cultural. A
metodologia de ensino “Aula Expositiva”, conhecida por ser a tradicional, possui
como premissa um cenário no qual o professor ministra suas aulas e decide
quais estratégias serão utilizadas para atingir os objetivos propostos. As
metodologias ativas partem da premissa de que o docente não deve ser a única
fonte de conhecimento; assim, o docente deixa de ser o “transmissor” e passa a
ser o mediador. Entretanto, muito tem se falado sobre as metodologias ativas e
poucos estudos são apresentados envolvendo reflexões fundamentadas de
forma teórica e empírica. Nos trabalhos analisados, a partir de pesquisa
bibliográfica, não identificamos nenhum estudo que tenha sido realizado nos
moldes metodológicos aqui utilizados: a aplicação dessas metodologias no
ensino superior, investigando por um ano (dois semestres) a metodologia
tradicional e as metodologias ativas (Sala de Aula Invertida e PBL), buscando a
percepção dos alunos em um primeiro contato, a real experiência do professor
também logo no início na elaboração e aplicação das metodologias, bem como
as perspectivas e os desafios sob a ótica dos alunos e do professor. Esta
pesquisa foi realizada em um Centro Universitário localizado no interior de São
Paulo, no curso de Sistemas de Informação, no 6º e 7º semestres,
respectivamente. A investigação foi realizada por meio de pesquisa da própria
prática. O material empírico foi produzido através de 4 procedimentos: (i)
entrevista semiestruturada com os discentes, (ii) produção de narrativas pelos
discentes, (iii) observação dos discentes durante o período letivo de Set/2019 a
Dez/2019 e Fev/2020 a Jun/2020 e (iv) produção de narrativas pela docente.
Sendo em (i) entrevista realizada por meio de um roteiro semiestruturado e áudio
gravada; (ii) produção de narrativas pelos discentes feita por escrito ao final da
aplicação de cada metodologia; (iii) observação feita de maneira cursiva durante
os períodos supracitados; (iv) produção de narrativa pela docente feita por
escrito ao final da aplicação de cada metodologia. Resultados apontam que não
há unanimidade dos alunos quanto à aplicação de cada metodologia e os
argumentos utilizados para avaliar positiva ou negativamente cada uma delas
são pouco densos e remetem pouco a questões relevantes de conteúdo.
Defendemos nesse trabalho a tese de que as propagadas potências acerca da
constituição de autonomia, reflexão crítica, cidadania, dos discentes como
agentes transformadores da sociedade, não são alcançadas a partir da mera
aplicação das metodologias ativas. Para tal, é necessário um trabalho intenso,
sistemático, explícito, de longa duração e coordenado pelo professor, sem o que
o real efeito das metodologias ativas se circunscreve a amenizar o processo de
ensino-aprendizagem, mas não revoluciona os humanos que queremos formar.
Também se analisa que ainda falta um olhar mais direcionado ao campo
universitário no que compete à aplicação de metodologias, de modo que
docentes e discentes consigam aprimorar as relações de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the traditional methodology of the Lecture Class and
the active methodologies, Flipped Classroom and PBL, aiming to identify limits
and possibilities related to the use of methodologies and their effects for the
students’ education in university teaching, electing two thematic topics: autonomy
and the education of critical subjects. The study is theoretically based on
Historical-Dialectical Materialism and Cultural-Historical Theory. The “Lecture
Class” teaching methodology, known for being the traditional one, has as its
premise a scenario in which the teacher teaches the classes and decides which
strategies will be used to achieve the proposed objectives. Active methodologies
are based on the premise that the teacher should not be the only source of
knowledge; thus, the teacher ceases to be the “transmitter” and becomes the
mediator. However, much has been said about active methodologies and few
studies are presented involving theoretically and empirically grounded reflections.
In the papers analyzed from bibliographical research, we did not identify any
study that has been carried out in the methodological models used here: the
application of these methodologies in university teaching, investigating for one
year (two semesters) the traditional methodology and the active methodologies
(Flipped Classroom and PBL), seeking the students’ perception in a first contact,
the actual experience of the teacher also at the beginning in the development and
application of the methodologies, as well as the perspectives and challenges from
the perspective of the students and the teacher. This research was carried out in
a University Center located in the State of São Paulo, in the Information Systems
course, in the 6th and 7th semesters, respectively. Teachers’ practices itself was
object of investigation. The empirical material was produced through 4
procedures: (i) semi-structured interview with students, (ii) production of
narratives by students, (iii) observation of students during the academic period
from Sep/2019 to Dec/2019 and Feb/2020 to Jun/2020, and (iv) production of
narratives by the teacher. These were as follows: (i) interview conducted through
a semi-structured script and audio recorded; (ii) production of written narratives
by the students at the end of the application of each methodology; (iii) observation
conducted cursively during the above-mentioned periods; (iv) production of a
written narrative by the teacher at the end of the application of each methodology.
Results indicate that there is no unanimity among the students regarding the
application of each methodology and the arguments used to evaluate positively
or negatively each one of them are not very dense and refer little to relevant
content issues. In this study, we defend the thesis that the propagated
possibilities about the constitution of autonomy, critical reflection, citizenship, of
the students as agents of transformation of society are not achieved from the
mere application of active methodologies. For that, it is necessary an intense,
systematic, explicit, long-term work coordinated by the teacher, without which the
real effect of the active methodologies is limited to softening the teaching-learning
process but does not revolutionize the humans we want to educate. It is also
analyzed that there is still a lack of a more focused look at the university field
regarding the application of methodologies, so that teachers and students can
improve the teaching-learning relationships. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | metodologia tradicional | pt_BR |
dc.subject | metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | materialismo histórico-dialético | pt_BR |
dc.subject | traditional methodology | pt_BR |
dc.subject | active methodology | pt_BR |
dc.subject | cultural-historical theory | pt_BR |
dc.subject | historical-dialectical materialism | pt_BR |
dc.title | Estudos sobre metodologias tradicional e ativas no ensino superior? conceitos, problematizações e desafios | pt_BR |
dc.title.alternative | Studies on traditional and active methodologies in higher education? concepts, problematizations and challenges | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3659929915956787 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Aragão, Ana Maria Falcão de | |
puc.referee | Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade | |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0078129824340671 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7733644439876265 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |