dc.contributor.advisor | Cabral, Guilherme Perez | |
dc.contributor.author | Martins, Evandro Marcelino | |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T11:20:55Z | |
dc.date.available | 2023-05-19T11:20:55Z | |
dc.date.issued | 2023-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16928 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como tema o direito à educação básica no âmbito do Setor
Educacional do Mercosul. Objetiva identificar se, no processo de integração regional, a
educação assume uma configuração fundamentalmente neoliberal, presente no sistema da
Organização Mundial do Comércio (OMC), no Acordo Geral de Comércio de Serviços
(GATS) ou abre-se – e em que medida – à perspectiva de direito fundamental. A pesquisa é
realizada a partir da análise da bibliografia já existente sobre a matéria, bem como dos
documentos exarados nos âmbitos internacional e interamericano, sobretudo do Mercosul.
Chega-se, assim, à conclusão de que a educação, ainda que inserida em um contexto
mercadológico, abre-se à perspectiva de direito humano fundamental, ao passo que se busca
no Mercosul uma integração ampliada, que transcenda os alicerces comerciais sobre os quais
fora construído. Assim, ao se contemplar as questões sociais da integração como fatores
relevantes ao desenvolvimento econômico, a educação acaba por atender às demandas de
mercado sem deixar de cumprir determinados aspectos de sua condição intrínseca de direito
fundamental formando cidadãos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research hereby regards the right to basic education in the Mercosur’s Educational Sector.
It aims to identify if, in the regional integration process, education takes on the fundamentally
neoliberal configuration, existing on the World Trade Organization (WTO) system, by the
means of the General Agreement on Trade and Services (GATS), or it is open – and to what
extent – to the perspective of a fundamental right. The research is made upon an analysis of
the existing bibliography about the subject, as well as the documents issued on the
international and Interamerican scope, especially Mercosur’s, under the light of authors such
as Christian Laval, István Mészáros and Ellen Wood. Thus, the conclusion reached is that,
even though education is inserted in a market context, it is open to a fundamental right
perspective, whereas Mercosur aims a broadened integration, that transcends the commercial
cornerstones upon which it was built. Hence, as education covers integration’s social issues as
relevant factors to economic development, it also meets market demand without leaving
behind some aspects of its intrinsic status of a fundamental right developing citizens. | pt_BR |
dc.description.abstract | La presente investigación se centra en el derecho a la educación básica en el ámbito del Sector
Educativo del Mercosur. Objetiva identificar si, en el proceso de integración regional, la
educación asume una configuración fundamentalmente neoliberal, presente en el sistema de la
Organización Mundial del Comercio (OMC) a través del Acuerdo General sobre Comercio de
Servicios (GATS) o se abre – y en qué medida – a la perspectiva de un derecho fundamental.
La investigación se basa en el análisis de la bibliografía existente sobre el tema, a la luz de
autores como Christian Laval, István Mészáros y Ellen Wood. De este modo, se llega a la
conclusión que la educación, aunque inserta en un contexto de mercado, se abre a la
perspectiva de derecho humano fundamental, mientras que en el Mercosur se busca una
integración ampliada, que transcienda las bases comerciales sobre las que se ha construido el
bloque. Así, al contemplar las cuestiones sociales de la integración como factores relevantes
al desarrollo económico, la educación acaba respondiendo a las exigencias del mercado sin
alejarse de ciertos aspectos de su condición intrínseca de derecho fundamental que forma a los
ciudadanos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mercosul | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Integração Regional | pt_BR |
dc.subject | Direito à Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Mercosur | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
dc.subject | Human Rights | pt_BR |
dc.subject | Regional Integration | pt_BR |
dc.subject | Right to Education | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Derechos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Integración Regional | pt_BR |
dc.subject | Derecho a la Educación | pt_BR |
dc.title | Educação para cidadania regional no Mercosul: integração educacional para além da econômica | pt_BR |
dc.title.alternative | Education for regional citizenship in Mercosur: educational integration beyond economics | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4963002582380479 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9267585007227859 | pt_BR |
puc.referee | Barlete, Aliandra Raquel Lazzari | |
puc.referee | Peruzzo, Pedro Pulzatto | |
puc.refereeLattes | 1897771186347818 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5126921195345108 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |