dc.contributor.advisor | Mendonça, Samuel | |
dc.contributor.author | Conte, Christiany Pegorari | |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T11:38:33Z | |
dc.date.available | 2023-06-22T11:38:33Z | |
dc.date.issued | 2023-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16992 | |
dc.description.abstract | A pesquisa “Concepções de Educação dos protagonistas das unidades da Fundação Casa em Campinas
(SP): entre a autonomia e o ‘aprisionamento’”, desenvolvida durante o curso de Doutorado Acadêmico
em Educação da PUC Campinas, considera aspectos da legislação referente à Constituição Federal de
1988 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, guiados pela Doutrina da Proteção Integral (ECA,
artigo 1º), em consonância com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1989).
Trata-se da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que estabeleceu o reconhecimento da criança e do
adolescente como sujeitos de direitos. Por “autonomia” aqui se compreende o conhecimento advindo do
ensino crítico reflexivo de Paulo Freire sobre a perspectiva educativa crítica que busca propiciar uma
experiência singular de ser. Por “aprisionamento”, neste trabalho, considera-se a aplicação, no
cumprimento de medidas socioeducativas, de regras similares àquelas adotadas pelo sistema prisional
comum. Apesar de as finalidades das medidas socioeducativas e da pena serem diferentes, utiliza-se a
mesma metodologia no que se refere à disciplina. O problema da pesquisa pode ser assim formulado: as
medidas educacionais, tais como são viabilizadas pelas políticas públicas atuais, constituem-se
expedientes suficientes para a emancipação e afirmação da liberdade de jovens infratores e para o
fundamento do seu aprisionamento educacional? A partir dos depoimentos dos participantes das
entrevistas aplicadas, considera-se a hipótese de que o trabalho educacional da Fundação Casa radicaliza
o aprisionamento educacional dos internos na medida em que, no que diz respeito tanto aos recursos
humanos quanto aos materiais, não recebe do poder público o investimento necessário para a
configuração da instituição como ambiente adequado para o cumprimento do dispositivo constitucional.
Os objetivos da pesquisa são: (i) conceituar a forma de educação adequada aplicável à Fundação Casa
que priorize a liberdade e a emancipação; (ii) analisar as políticas públicas e a legislação relativas aos
métodos de educação na Fundação Casa para identificar se os projetos desenvolvidos propiciam a
autonomia dos internos ou os relegam ao aprisionamento educacional; (iii) analisar a percepção a
respeito das concepções de educação tais como apreendidas pelos participantes da pesquisa sobre a
política educacional em vigor (a qual é aplicada desde 2010). O método contempla pesquisa
bibliográfica, que se iniciou por meio de revisão de literatura, e pesquisa qualitativa. O instrumento
utilizado foi a entrevista semiestruturada com: (i) adolescentes internados nas Unidades da Fundação
Casa de Campinas; e, (ii) gestores das Fundações Casas (agentes socioeducativos e coordenadores
pedagógicos). Os resultados apontam para a verificação de: (i) inexistência de um espaço educacional
que considere a concepção de educação enquanto promotora de autonomia aos internos na Fundação
Casa; e, (ii) incompatibilidade entre as práticas educacionais oferecidas pela Fundação Casa e os
princípios de liberdade e de emancipação desejáveis para um sistema socioeducativo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research “Conceptions of Education of the protagonists of Fundação Casa units in Campinas (SP):
between autonomy and 'imprisonment'”, developed during the Academic Doctorate course in Education
at PUC Campinas, considers aspects of the legislation referring to the Federal Constitution of 1988 and
the Child and Adolescent Statute, guided by the Doctrine of Integral Protection (ECA, article 1), in line
with the United Nations Convention on the Rights of the Child (1989). This is Law No. 8069, of July
13, 1990, which established the recognition of children and adolescents as subjects of rights. By
“autonomy” here is understood the knowledge arising from Paulo Freire's critical reflective teaching on
the critical educational perspective that seeks to provide a unique experience of being. By
“imprisonment”, in this work, it is considered the application, in the fulfillment of socio-educational
measures, of similar rules adopted by the common prison system. Although the purposes of socio educational measures and punishment are different, the same methodology is used with regard to
discipline. The problem can be formulated as follows: do educational measures, such as they are made
possible by current public policies, constitute sufficient expedients for the emancipation and affirmation
of the freedom of young offenders and for the foundation of their educational imprisonment? From the
testimonies of the participants of the applied interviews, consider the hypothesis that the educational
work of Fundação Casa radicalizes the educational imprisonment of the inmates insofar as, in terms of
both human and material resources, it does not receive from the power public the investment needed to
configure the institution as a suitable environment for compliance with the constitutional provision. The
research objectives are: (i) to conceptualize the appropriate form of education applicable to Fundação
Casa that prioritizes freedom and emancipation; (ii) analyze public policies and legislation related to
education methods at Fundação Casa to identify whether the projects started provide autonomy for
inmates or relegate them to educational imprisonment; (iii) analyze the perception regarding the
conceptions of education as apprehended by the participants of the research on the current educational
policy (which has been applied since 2010). The method includes bibliographical research, which began
through a literature review, and qualitative research. The instrument used was a semi-structured
interview with: (i) young offenders admitted to the Fundação Casa in Campinas Units; and, (ii) managers
of Fundação Casa (socio-educational agents and pedagogical coordinators). The results point to the
verification of: (i) the lack of an educational space that considers the concept of education as a promoter
of autonomy for inmates at Fundação Casa; and, (ii) incompatibility between the educational practices
offered by Fundação Casa and the principles of freedom and emancipation desirable for a socio educational system. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Fundação Casa | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Aprisionamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational Policies | pt_BR |
dc.subject | Social Educational Measures | pt_BR |
dc.title | Concepções de Educação dos protagonistas das unidades da Fundação Casa em Campinas (SP): entre a autonomia e o aprisionamento educacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptions of Education of the protagonists of Fundação Casa units in Campinas (SP): between autonomy and educational imprisonment | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9077485491292168 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.referee | Barbosa, Andreza | |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz | |
puc.referee | Simões, Mauro Cardoso | |
puc.refereeLattes | 9582894589267440 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9527743086394186 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5450828270174612 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |