Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
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Autor
Orientador
Akabane, Ademar TakeoData de publicação
27/06/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Sistemas de Infraestrutura UrbanaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O congestionamento do tráfego urbano é um problema recorrente na maioria das grandes cidades do mundo. Normalmente, é decorrente do aumento repentino do número de veículos nas ruas e avenidas durante os horários de pico. Mesmo com a melhoria contínua do sistema de transporte urbano, o número de veículos tende a aumentar com o desenvolvimento da economia, portanto, o congestionamento do tráfego urbano se torna um problema recorrente. O congestionamento urbano causa impactos negativos na sociedade, podendo ser destacados, a perdas econômicas, a redução da produtividade e o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), deixando os motoristas presos no trânsito. A demanda por uma solução para evitar o congestionamento do tráfego é muito clara. Com base nesse contexto, nesta dissertação são propostos algoritmos para detecção e controle de congestionamento. Para isso, o algoritmo deve identificar áreas de congestionamento e propor rotas alternativas de tráfego a partir de informações coletadas em tempo de simulação realística. Ressalta-se que, a importância deste trabalho está em minimizar os problemas de congestionamento que afeta uma parcela considerável da população dos grandes centros urbanos. Os resultados mostram, que em média e alta densidade, o algoritmo K Nearest Neighbors usando classificador Pareto II (KNNP) reduz o tempo médio de viagem, o tempo parado em congestionamento, o tempo perdido por deslocamento do veículo abaixo do limite permitido na via, o consumo médio de combustível e a redução na emissão de CO2 em até 55%, 79%, 68%, 28%, e 28% respectivamente.
Palavras-chave
Transporte urbanoTráfego-urbano
Trânsito - Congestionamento
Urban transport
Traffic-Urban
Traffic Jam.