CTroca - O design na proposta do brechó de roupas como aliado a sustentabilidade
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Título alternativo
CTroca - Design in the clothing thrift store proposal as an ally with sustainabilityAutor
Hisano, Cindy Xavier
Suzuki, Larissa Tiemi
Fernandes, Natasha Rigotti
Orientador
Real, Victor Kraide CorteData de publicação
05/12/2023Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre o impacto da indústria da moda fast fashion e a análise do modelo da moda circular dos brechós de roupa como uma alternativa de consumo viabilizando a sustentabilidade. Através da perspectiva do design digital, o projeto tem como objetivo propor uma solução para facilitar o acesso ao consumo de peças de segunda mão de maneira apropriada e segura que se encontra de forma descentralizada no meio digital, além de promover uma comunidade informativa, contribuindo para o compartilhamento de experiências, o networking e empreendedorismo de pequenos brechós e a divulgação dos benefícios socioambientais do consumo consciente e os pilares da moda sustentável. No projeto foram utilizadas duas metodologias de design, sendo elas Os Elementos da Experiência do Usuário por Jesse James Garrett e o Design Thinking de Tim Brown, as quais guiaram a equipe no processo até definir a melhor solução para o problema. Ao término do estudo, foi possível validar e concretizar os objetivos do projeto, gerando boas experiências com os usuários. Também foi observado o interesse do público no projeto, em especial sob a ótica de conhecer a história da peça de roupa e seu valor simbólico e afetivo, e seu potencial e viabilidade para uma aplicação futura em um projeto mais complexo. The central theme of this work is a study of the impact of the fast fashion industry and an analysis of the circular fashion model of clothing thrift stores as an alternative way of consuming and enabling sustainability. Through the perspective of digital design, the project aims to propose a solution to facilitate access to the consumption of second-hand items in an appropriate and safe way, which are decentralized in the digital environment, as well as promoting an informative community, contributing to the sharing of experiences, networking and entrepreneurship of small thrift stores and the dissemination of the socio-environmental benefits of conscious consumption and the pillars of sustainable fashion. The project used two design methodologies, Jesse James Garrett's Elements of User Experience and Tim Brown's Design Thinking, which guided the team through the process until the best solution to the problem was defined. At the end of the study, it was possible to validate and achieve the project's objectives, generating good user experiences. The public's interest in the project was also observed, especially from the point of view of knowing the history of the clothing and its symbolic and affective value, and its potential and viability for future application in a more complex project.
Palavras-chave
DesignConsumo consciente
Brechó
Moda circular
Moda
Fast fashion
Slow fashion
Roupas de segunda mão
Aplicativo
Conscious consumption
Thrift store
Fashion
Circular fashion
Second-hand clothes
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