Show simple item record

dc.contributor.advisorArdinghi, Maria Beatriz
dc.contributor.authorGouvea, Beatriz Santos Vasconcelos
dc.contributor.authorManhani, Jeferson Rodrigo
dc.date.accessioned2024-01-12T17:23:16Z
dc.date.available2024-01-12T17:23:16Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17102
dc.description.abstractO presente trabalho, por meio do Design Digital, propõe soluções que visam diminuir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes no ambiente Home Office. Foi realizado um estudo, através de entrevistas com usuários e pesquisas bibliográficas, com o intuito de entender as principais dificuldades e possíveis alternativas que contribuíssem para o bem-estar do surdo no ambiente de trabalho e sua inclusão. Seguindo a metodologia do Design Universal e Instrucional, o trabalho aborda o ensino de Libras, de modo a incentivar e capacitar colaboradores ouvintes a se comunicarem com os surdos por meio de métodos que se adequem à realidade do trabalhador e o motivem a se engajar no aprendizado e na conscientização da causa. É proposta uma plataforma em formato de website chamada Gestuar, de maneira que colaboradores possam aprender Libras, praticar com seus colegas e subir no ranking da empresa, além do uso das mídias sociais para engajar e informar as pessoas da importância desse aprendizado, da diferença e do impacto que uma empresa com colaboradores capacitados nessa língua podem proporcionar.pt_BR
dc.description.abstractThe present work, through Digital Design, proposes solutions that aim to reduce communication barriers between deaf and hearing in the Home Office environment. A study was conducted through interviews with users and bibliographic research, in order to understand the main difficulties and possible alternatives that contribute to the well-being of the deaf in the workplace and their inclusion. Following the methodology of Universal and Instructional Design, the work addresses the teaching of Libras, in order to encourage and enable hearing employees to communicate with the deaf through methods that suit the reality of the worker and motivate them to engage in the learning and awareness of the cause. A platform is proposed in the form of a website called Gestuar, so that employees can learn Libras, practice with their colleagues and rise in the company’s ranking, in addition to the use of social media to engage and inform people of the importance of this learning, the difference and the impact that a company with employees trained in this language can provide.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectHome Officept_BR
dc.subjectDesign Digitalpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectDigital Designpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleGestuar: Acessibilidade digital no home office para surdos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeGestuar: Digital accessibility in the home office for deaf people in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes7454712353287811pt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
puc.advisorLattes3925234403667800pt_BR
puc.refereeSniker, Tomas Guner
puc.refereeTersi, Felipe Luna
puc.refereeLattes2873147838956368pt_BR
puc.refereeLattesNDpt_BR
puc.centerEscola de Arquitetura, Artes e Designpt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramDesign Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record