DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies
Título alternativo
DOP - design as a tool for the indie games marketAutor
Cortes, Luana Pereira
Moço, Lucas José
Sinotti, Milena
Orientador
Real, Victor Kraide CorteData de publicação
06/12/2022Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A partir das pesquisas referenciais e dos fundamentos teórico-metodológicos do Design, o presente Trabalho de Conclusão de Curso toma como ponto de partida o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e a disseminação de jogos independentes como concorrentes dos jogos denominados “mainstreams”. Após realização de estudos de casos sobre jogos indies, constatamos que existem diversas etapas, burocracias e, principalmente, falta de visibilidade durante o desenvolvimento, assim impedindo muitas vezes que um jogo independente seja viabilizado ou que os desenvolvedores tenham total controle e monetização sobre o produto. Dessa forma, o projeto DOP propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital para computador, utilizando-se dos princípios de Design de Interface e de Experiência do Usuário, para atingir o objetivo geral de unir os processos de desenvolvimento, como os de financiamento, publicação, distribuição e divulgação de um jogo indie, além dos três objetivos específicos, com o intuito de possibilitar a realização de um projeto de forma independente, gerar visibilidade para o setor de jogos indies e criar uma comunidade engajada com os projetos. Based on the referential researches and theoretical and methodological foundations of Design, this Course Conclusion Work takes as a starting point the growth of the electronic games market and the dissemination of independent games as competitors of the so-called “mainstream” games. After conducting case studies on indie games, we found that there are several steps, bureau cracies and, mainly, lack of visibility during development, thus often preventing an independent game to be viable or that developers have full control and monetization over the product. Thus, the DOP project proposes the development of a digital computer platform, using the principles of Interface Design and User Experience Design to achieve the general goal of uniting the development processes, such as funding, publishing, distribution, and promotion of an indie game, as well as the three specific goals, in order to make it possible to carry out a project independently, to generate visibility for the indie games sector, and to create a community engaged with the projects.
Palavras-chave
DesignJogo Indies
Visibilidade
Desenvolvimento de jogos
Double Diamond
Indie Game
Visibility
Game Development