dc.contributor.advisor | Brocchi, Beatriz Servilha | |
dc.contributor.author | Segatti, Luma | |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T14:16:43Z | |
dc.date.available | 2024-01-15T14:16:43Z | |
dc.date.issued | 2023-12-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17115 | |
dc.description.abstract | A prematuridade é um fator de risco para o desenvolvimento infantil em diversas
áreas, bem como a linguagem e audição, visto que parte da formação intrauterina é
interrompida. Visto isso, é importante considerar que na primeira infância serão
fornecidos alicerces para a aquisição de posteriores habilidades mais complexas. É
um período em que ocorre a maturação biológica e que se pode identificar atrasos no
desenvolvimento, que poderão acarretar dificuldades futuras. Sabendo disso, o
trabalho tem por objetivo analisar quais as consequências da prematuridade para o
desenvolvimento da linguagem e audição na primeira infância. Para tal, foi realizada
uma revisão integrativa da literatura, de caráter quantitativo-qualitativo. Foram
utilizadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura
Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), tendo como
descritores as seguintes palavras: “Nascimento Prematuro”, “Linguagem”,
“Desenvolvimento da Linguagem”, “Prematuro”, “Recém-nascido Prematuro”,
“Audição” e “Primeira Infância”, somente em português, nos últimos dez anos. Foram
selecionados onze artigos para compor a amostra final do trabalho, que atenderam
aos critérios de inclusão. Os resultados apontaram para um déficit no desenvolvimento
da linguagem global, com maior evidência para a linguagem expressiva. Apenas um
estudo se refere a audição, no qual não apresentou alterações. A maioria dos estudos
se baseou no protocolo ABFW para avaliação e análise. A conclusão das pesquisas
apontou uma concordância da literatura e os achados quanto ao prejuízo da
linguagem expressiva no desenvolvimento de crianças na primeira infância. Foi
possível observar a falta de estudos recentes em português, tanto quanto a audição,
necessitando assim de maiores pesquisas que possam contribuir com a atuação
nessa fase. | pt_BR |
dc.description.abstract | The prematurity is a risk factor for the child development in different areas, such as
language and hearing, because part of the intrauterine formation is interrupted. It is
important to consider that in the early childhood will be provided the necessary support
to develop more complex skills. It is a period that the biological maturation is reachead
and can be identified developmental delays, becoming difficulties in the future. The
main objective of this article is to analyse the consequences of prematurity for the
development of language and hearing in early childhood. The Scientific Electronic
Library Online (SciELO) and Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da
Saúde (LILACS) were the used databases. The keywords were: “Nascimento
Prematuro”, “Linguagem”, “Desenvolvimento da Linguagem”, “Prematuro”, “Recém nascido Prematuro”, “Audição” and “Primeira Infância”, only in Portuguese language,
in the last tem years. Eleven articles were used to get the final sample. The results
indicate a deficit in the development of global language, with higher evidence for
expressive language. Only one study was about hearing and did not point any
changes. Most of the studies were based on ABFW for evaluation and analysis. The
conclusion of the researches indicates an agreement between the literature and
findings regarding the impairment of expressive language in the development of
children in early childhood. There is a lack of recent studies in Portuguese language,
as far as hearing is concerned, requiring further research that can contribute to
performance at this stage. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Prematuro | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Audição | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Premature | pt_BR |
dc.subject | Child Development | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Hearing | pt_BR |
dc.subject | Speech Therapy | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento da linguagem e audição em prematuros na primeira infância | pt_BR |
dc.title.alternative | Language and hearing development in premature infants in early childhood | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6129129228418285 | pt_BR |
puc.referee | Nascimento, Caroline Conceição dos Santos | |
puc.refereeLattes | 0650938527935682 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |