dc.contributor.advisor | Brocchi, Beatriz Servilha | |
dc.contributor.author | Piscioneri, Letícia Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T14:30:42Z | |
dc.date.available | 2024-01-15T14:30:42Z | |
dc.date.issued | 2023-12-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17116 | |
dc.description.abstract | O uso de mídias digitais é um fenômeno recente e muito comum no cotidiano familiar.
As telas ou mídias digitais, têm se tornado companheiras frequentes das crianças na
atualidade. O acesso a aparelhos se dá cada vez mais cedo na vida das crianças, os
benefícios dessa conexão constante são inegáveis, mas, ao mesmo tempo, as
pessoas têm pouco conhecimento científico sobre os impactos, tanto benéficos quanto
maléficos desse uso, principalmente falando sobre o desenvolvimento infantil. O
presente estudo tem como objetivo compreender dos impactos gerados pela inserção
da tecnologia na vida da criança de 0 a 6 anos, com a intenção de possivelmente
proporcionar um conhecimento maior sobre o uso destes aparatos. Quanto à
metodologia, trata-se de um estudo de revisão de literatura quantitativa qualitativa de
caráter exploratório, com base em artigos disponíveis nas bases de dados Scientific
Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da
Saúde, realizou-se a busca pelos descritores: “tempo de tela”, “dispositivos digitais”,
“computadores”, “tecnologia”, “mídia audiovisual” e “smartphones”, juntamente da
palavra-chave: “uso de telas”, colocados nas bases de dados utilizando os conectivos
“AND fonoaudiologia”, “AND desenvolvimento infantil” e “AND crianças”. Houve uma
dificuldade em equiparar os resultados referentes ao tempo de exposição às telas, por
conta das diferentes maneiras de examinar a quantidade de tempo. As consequências
do uso de mídias mais levantadas por 9 dos estudos foram: impactos para habilidades
sociais e emocionais, riscos ao sedentarismo por falta de atividades físicas e lúdicas,
pior perfil de consumo alimentar, implicação na qualidade do sono e dependência
progressiva ao uso de telas. Em 1 artigo esses fatores não foram avaliados e apenas
1 artigo seguiu as recomendações e apresentou resultados positivos. Portanto, é de
extrema importância que as recomendações sobre o tempo adequado do uso de telas
pelas crianças sejam seguidas, bem como, o uso deve ser supervisionado para
garantir que o conteúdo acessado seja adequado e o tempo de tela de acordo com o
previsto por órgãos como a Sociedade Brasileira de Pediatria. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of digital media is a recent and very common phenomenon in everyday family
life. Screens or digital media have become frequent companions for children
nowadays. Access to devices is happening at an increasingly early age in children's
lives. The benefits of this constant connection are undeniable, but at the same time,
people have little scientific knowledge about the impacts, both beneficial and harmful,
of this usage, especially concerning child development. The present study aims to
understand the impacts generated by the introduction of technology into the lives of
children aged 0 to 6, with the intention of possibly providing greater knowledge about
the use of these devices. As for the methodology, it is a qualitative-quantitative
literature review study of an exploratory nature, based on articles available in the
Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Literatura Latino-Americana e do
Caribe em Ciência da Saúde databases. The search was conducted using the
descriptors: "screen time," "digital devices," "computers," "technology," "audiovisual
media," and "smartphones," along with the keyword "screen use," placed in the
databases using the connectors "AND speech therapy," "AND child development," and
"AND children." There was a difficulty in aligning the results regarding screen exposure
time due to the different ways of examining the amount of time. The consequences of
media use most frequently highlighted by 9 out of the studies were: impacts on social
and emotional skills, risks of sedentary behavior due to lack of physical and playful
activities, poorer dietary habits, implications for sleep quality, and progressive
dependence on screen use. In 1 article, these factors were not evaluated, and only 1
article followed the recommendations and presented positive results. Therefore, it is of
utmost importance that recommendations regarding the appropriate screen time for
children be followed, and the use should be supervised to ensure that the accessed
content is suitable and the screen time is in accordance with that advised by
organizations such as the Brazilian Society of Pediatrics; the use of digital devices can
be beneficial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Uso de telas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Tempo de tela | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos digitais | pt_BR |
dc.subject | Screen use | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Screen time | pt_BR |
dc.subject | Digital devices | pt_BR |
dc.title | Impactos do uso de telas no desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacts of screen use on child development | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6129129228418285 | pt_BR |
puc.referee | Granja, Luciana Furtado Seacero | |
puc.refereeLattes | 1387801050672185 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |