Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
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Título alternativo
Instrumentality in psychology: approaches to its praxis in the Brazilian realityAutor
Orientador
Guzzo, Raquel Souza LoboData de publicação
07/11/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar o conceito presente de instrumentalidade em documentos institucionais selecionados da psicologia como orientador de uma prática profissional na realidade brasileira. Historicamente, a formação profissional nos cursos de graduação permanece distante do contexto social. Este estudo baseia-se no conceito de Instrumentalidade como a característica histórica que a profissão adquire ao constituir e atingir objetivos, utilizando formas de mediação das demandas atribuídas à profissão. Trata-se de uma pesquisa documental baseada na análise das contradições geradas nas relações complexas e dialéticas do contexto, e sua compreensão dos fenômenos como sujeito passivo de mudanças. Os conceitos de instrumentalidade disponíveis na literatura brasileira foram explorados para delinear como o conceito pode ser aplicado ao campo da psicologia. Foram analisadas as Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de graduação em psicologia, Referências Técnicas selecionadas e o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Nessas fontes de informações, foram buscadas evidências da instrumentalidade da psicologia, bem como as normas referentes à formação e prática profissional, analisando encontros e desencontros. Para análise das informações, foi utilizado o software Atlas.ti. Essa análise contribui para o levantamento de informações que suscitaram discussões acerca da formação básica em psicologia. Por se tratar de um conceito pouco explorado pela categoria, foi possível contribuir para as discussões sobre os rumos ético-políticos da profissão, tendo como norte a construção de uma psicologia socialmente envolvida. Este estudo foi financiado em parte pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq).
The main objective of this research is to characterize the present concept of instrumentality in selected institutional documents of psychology as a guide for a professional practice in Brazilian reality. Historically, professional training in undergraduate courses remains distant from the social context. This study is based on the concept of Instrumentality as the historical characteristic that the profession acquires when establishing and achieving objectives, using forms of mediation of the demands attributed to the profession. It is a documentary research based on the analysis of the contradictions generated in the complex and dialectic relations of the context, and its understanding of the phenomena as a passive subject of changes. The concepts of instrumentality available in Brazilian literature were explored to outline how the concept can be applied to the field of psychology. The National Curriculum Guidelines for undergraduate psychology courses, selected Technical References and the Psychologist's Code of Professional Ethics were analyzed. In these sources of information, evidence of the instrumentality of psychology was sought, as well as the norms referring to training and professional practice, analyzing agreements and disagreements. To analyze the information, the Atlas.ti software was used. This analysis contributes to the collection of information that raised discussions about basic training in psychology. Because it is a concept little explored by the category, it was possible to contribute to the discussions about the ethical-political directions of the profession, having as its north the construction of a socially involved psychology. This study was partially funded by the National Council for Scientific and Technological Development – Brazil (CNPq).
Palavras-chave
PsicologiaInstrumentalidade
Curso de Graduação em Psicologia
Psychology
Instrumentality
Undergraduate Course in Psychology